Idioma:

Oficina Instituto Jô Clemente

No dia 21 de outubro, nossas equipes de gestão e de voluntariado participaram de uma oficina online muito enriquecedora, elaborada e facilitada por Ricardo Valverde, Cristina Haga e Uiliam Castro Kawatoko, integrantes da equipe de Inclusão Profissional e Longevidade do Instituto Jô Clemente (IJC), uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que promove a saúde da pessoa com deficiência intelectual, sua inclusão social e incide na defesa de seus direitos, produzindo e disseminando conhecimento.

A oficina abordou temas como: direitos das pessoas com deficiência, descoberta de perfil vocacional e inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho, além de trazer conteúdos como a definição de deficiências intelectuais, seus tipos, suas implicações e também suas potencialidades. Foram abordadas nomenclaturas adequadas e atualizadas para se referir a pessoas com deficiência e ao tratar sobre inclusão e mobilidade.

Ressaltamos que para nós é muito importante ouvir, aprender e discutir a mobilidade sob a perspectiva da pessoa com deficiência. Em nossas atividades com o Jô Clemente, no decorrer do ano, observamos o quanto os deslocamentos pela cidade estão conectados com o desenvolvimento da independência e autonomia das pessoas e como essa parceria fortalece o movimento dentro de ambos os institutos. 

Além disso, todo o conhecimento compartilhado pela equipe do IJC durante a oficina enriqueceu as informações adquiridas por nossa equipe no treinamento Rexona Quebrando Barreiras, nos ajudando a colocar em prática terminologias, adaptações nas atividades lúdico-educacionais e também evidenciou a importância e impacto do nosso trabalho.  

Se você tiver interesse em se aprofundar nos assuntos mencionados, é só acessar o site do Instituto Jô Clemente e explorar mais sobre os projetos, trabalhos e ações.

O Instituto Jô Clemente é nosso parceiro, com eles realizamos atividades como o Bonde a Pé. Neste ano os bondes têm sido até a Cinemateca Brasileira, buscando estimular o deslocamento a pé, instigar o pensamento crítico a respeito da mobilidade urbana e incentivar a autonomia e a mobilidade física dos(as) participantes, além de promover a ocupação de espaços públicos de cultura na cidade.

Se tem interesse e disponibilidade para participar das ações voluntárias com a gente, deixe seu contato aqui para receber as informações do próximo Treinamento de Voluntariado da Corrida Amiga.

E se ficou alguma dúvida ou sugestão e quiser compartilhar com a gente, ficaremos felizes em bater um papo! Acompanhe nossa newsletter mensal e nossas redes sociais para ficar por dentro de nossas atividades e parcerias!

camiga