Idioma:

O Transporte a Pé

O andar a pé tem uma grande importância para as pessoas, para a cidade e para o planeta

 

O pedestre é o agente vivo de uma cidade pulsante, de uma cidade para pessoas. Nenhuma cidade funciona sem a mobilidade a pé.  Caminhar traz uma série de benefícios para a cidade e seus moradores: melhora a qualidade de vida, com a inserção de atividade física em nossas rotinas, permite a economia de dinheiro e de tempo, e reduz a emissão de poluentes na cidade. Entenda e saiba mais benefícios que o transporte a pé te proporciona.

Benefícios

Saúde

É fato que grande parte da população das grandes cidades estão acima do peso ou em más condições de saúde. A prática de atividade física regular é fundamental para a mudança desses dados. Horas perdidas no trânsito, trabalhos estressantes e desgastantes e que deixam as pessoas durante horas sentados e o pouco tempo disponível para realizar atividades físicas são os grandes empecilhos para a prática de exercício físico. Este sedentarismo compulsório influencia a obesidade e todas as consequências do excesso de peso. A Organização Mundial da Saúde recomenda 150 minutos de atividade física por semana que contribuem para uma boa saúde física e mental. Ao ir a pé, você deixa de estar no trânsito e pratica atividade física.

Trânsito

A quantidade de carros que circulam diariamente na maioria das grandes cidades é imensa, muito superior à capacidade de cada cidade em absorvê-la. De acordo com IBOPE (2015), em média, o morador de São Paulo gasta 3h diariamente em congestionamentos, o equivalente a 45 dias do ano gasto no congestionamento. Tentar se desvencilhar do trânsito no dia-a-dia é um ato inútil, todos nós sabemos que hoje em dia não existe mais horário de pico, todos os horários são cheios de carros e pessoas dentro deles se estressando e sofrendo. Observa-se então que não são os carros que provocam o trânsito, são as pessoas dentro deles. Ou seja, ao se deslocar a pé você deixa de “SER O TRÂNSITO”.

Menos Despesas

É claro que deixando seu carro na garagem e usando as próprias pernas para se deslocar, seus gastos diminuem consideravelmente. Itens como combustível, desgaste de peças e pneus, despesas com estacionamento e afins são poupados. Nesta plataforma interativa (“Meu Carro é um Monstro”), é possível obter uma estimativa dos gastos no qual um carro possui. Em média, são mais de 100 reais gastos diariamente.

Meio Ambiente

O tempo de permanência no trânsito é quando o indivíduo mais fica exposto à poluição. Em São Paulo, por exemplo, cerca de 4 mil pessoas morrem anualmente em consequência de problemas causados pela poluição do ar, sobretudo, devido a doenças cardiorrespiratórias e câncer de pulmão. O “custo” da poluição para a saúde – incluindo internações, mortalidade e redução da expectativa de vida - chega a US$ 1,5 bilhão de dólares (Saldiva, 2013). Cerca de 95% da poluição atmosférica é provocada pelos veículos movidos a combustíveis fósseis. A pé não poluímos, só queimamos calorias.

Cidadania

Como o cidadão se relaciona com a cidade? Pelas vias da cidade é possível um deslocamento ativo, não motorizado, realizado de forma mais prazerosa e saudável! A rua é um espaço de todos! É local de convívio e interação social! Acreditamos, sim, que há grandes oportunidades de transformação na cidade, sobretudo, relacionadas à infraestrutura, visando incentivar e estimular um estilo de vida mais ativo para os cidadãos. Por outro lado, evidencia-se cada vez mais que o nosso espaço público é mal concebido e aproveitado. Então, quanto maior o número de pessoas adotando o transporte a pé, melhor a infraestrutura e condições da nossa cidade: mais harmonia, mais respeito e mais cidadania. Assim, ao inspirar os outros a ir a pé, todos ganham.

Quer melhorar o seu humor?

Quem opta pelo transporte a pé pela cidade é mais feliz. Lida melhor com uma cansativa rotina de trabalho. Tem mais energia e disposição para enfrentar os desafios do dia-a-dia! Pratica exercícios, não polui, não “É” o trânsito e exerce sua plena cidadania.

GUIA DO TRANSPORTE A PÉ

Não sabe como começar ou quer conhecer mais dicas para usufruir do transporte a pé? Use o Guia com dicas e informações para você aproveitar ao máximo os seus pés como meio de transporte!