Idioma:

Atividades para Universidades

A Corrida Amiga realiza oficinas e palestras em Universidades

 

Trabalhar específicos temas com universitários vai além da inserção e atualização das especialidades dentro da universidade, no caso dos estudos vinculados à mobilidade a pé e atividades do Instituto Corrida Amiga, é possível  mostrar como integrar disciplinas dentro de um tema, sejam elas Educação Física, Fisioterapia, Gestão Ambiental, Gerontologia, Psicologia, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Sociologia, Lazer e Turismo, e tantas outras, isto permite que diferentes pessoas sejam sensibilizadas também. Com isso, se vê a importância da missão de uma organização social, que fala sobre pessoas e cidades, entrar no campo acadêmico e, assim, podendo interferir na atuação dos futuros profissionais.

Palestras

Oferecemos palestras de sensibilização, conscientização e informação, trabalhando diferentes temáticas:

  • Inclusão do deslocamento ativo como prática saudável
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Promoção ao voluntariado e a cidadania
  • Motivação e Protagonismo individual para conquistas coletivas
  • Soluções em mobilidade
  • Planejamento educativo em relação à Mobilidade Sustentável
  • Projetos e estudos técnicos para planejamento de Mobilidade Ativa
  • Importância das Políticas Públicas para a Mobilidade Ativa
  • Envelhecimento ativo - cidade amiga do idoso

Oficina Bonde a Pé

 

O Instituto Corrida Amiga oferece a Oficina Bonde a Pé, abordando conceitos teóricos sobre a mobilidade urbana, com foco nos aspectos da rede de mobilidade a pé, normas regulamentadoras relacionadas ao tema e os espaços dedicados ao pedestre na cidade.

Numa segunda etapa da Oficina, os participantes são levados aos arredores da universidade para conferirem a caminhabilidade e acessibilidade local, com o auxílio da metodologia de Leitura Urbana que extrai informações de dimensões e acessibilidade das calçadas, desenho da paisagem, volume do som, cheiros e elementos encontrados no percurso. Além disso, é realizado um exercício de empatia, por meio da simulação de pedestres com características distintas (pessoa idosa, com deficiência, mobilidade reduzida etc)

Outras atividades e ações

 

Pensa em outras atividades que podemos levar à sua universidade?

Vamos conversar para elaborarmos ações que integrem o meio acadêmico à temática do transporte a pé.