Idioma:

Materiais de Uso Livre

A Corrida Amiga preza pela colaboração e aprendizado mútuo em seus processos. Assim, disponibilizamos aqui nossos materiais e metodologias utilizados em nossas ações para diferentes públicos.

Para isso, usamos o selo Creative Commons com a licença de atribuição CC BY no qual permite que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir dos nossos trabalhos, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Saiba como utilizar corretamente nossos materiais.

Licença Creative Commons 

Use, usufrua e compartilhe estes materiais!

Contate-nos para tirar dúvidas, dar sugestões e compartilhar experiências de seu uso!

A cidade sob o olhar das crianças: a partir da mobilidade urbana

A publicação deseja contribuir para a identificação de formas de ampliação da participação infantil, por meio de algumas das práticas pedagógicas realizadas pelo Instituto Corrida Amiga, colaborando para que as vozes das crianças sejam incorporadas nas tomadas de decisões, em diferentes escalas - cidade, bairro, rua - bem como diminuindo as lacunas existentes nestes tipos de metodologias de coleta e análise de dados.

Diagnóstico - Resultados de Aplicação das Práticas Pedagógicas - A cidade sob o olhar das crianças: a partir da mobilidade urbana

Diagnóstico e resultados das coletas de dados, referente a aplicação das atividades lúdicas pedagógicas (pré-testes e coleta de dados efetiva), no intuito de contribuir para a identificação de formas de ampliação da participação infantil, por meio de algumas das práticas pedagógicas realizadas pelo Instituto Corrida Amiga, colaborando para que as vozes das crianças sejam incorporadas nas tomadas de decisões, em diferentes escalas - cidade, bairro, rua - bem como diminuindo as lacunas existentes nestes tipos de metodologias de coleta e análise de dados.

Publicação Práticas Pedagógicas Corrida Amiga

Publicação na qual são apresentadas as práticas pedagógicas presenciais e online. Para cada atividade contamos um pouco sobre: O que é? Como aplicar? Quais materiais são necessários? Como adaptar?

Cartilha EducANDO nos Espaços Públicos: Práticas Lúdicas para Ação Climática

Nesta cartilha apresentamos uma abordagem introdutória sobre mobilidade urbana e seu impacto na crise climática, além de importantes interseccionalidades na leitura e políticas urbanas, como questões de gênero e raça e suas relações com as dinâmicas na cidade. Ao final, apresentamos práticas pedagógicas para ação climática, as quais, de forma lúdica, aproximam os sujeitos, suas ações e os territórios onde elas acontecem (escola e cidade).

Cartilha Escola Ativa

Publicada em Janeiro de 2023, a Cartilha Escola Ativa é um desdobramento do Projeto Escola Ativa e foi criada como material de apoio para a Formação realizada com o corpo docente das escolas beneficiadas pelo projeto. A cartilha traz conteúdos introdutórios referentes a mobilidade urbana, saúde, educação integral e territórios educativos, relacionando-os aos temas propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo da Cidade de São Paulo, no intuito de auxiliar profissionais da educação para que possam introduzir os temas aqui tratados em suas práticas pedagógicas, dentro e fora da sala de aula.

Leitura Urbana para crianças

Metodologia lúdica para estimular o olhar das crianças para a rede de mobilidade a pé e para a noção de acessibilidade e apropriação do espaço público a partir do uso dos próprios pés.

Leitura Urbana para jovens e adultos

Metodologia que visa extrair informações técnicas de dimensões e acessibilidade das calçadas, desenho da paisagem, volume do som, cheiros e elementos encontrados despertando o olhar para a rede de mobilidade a pé e importância de termos cidades acessíveis e caminháveis para todas as pessoas.

Corrida Amiga Online

Atividades lúdicas e divertidas realizadas de modo online para levar a mobilidade a pé e o espaço público para o ambiente virtual.

Material Informativo Corrida Amiga

Estudos, dados e informações sobre mobilidade urbana e temas transversais, dividido em quatro temas principais: Cidade para Todas e Todos, Mobilidade Urbana, Legislação e Políticas Públicas e Saúde e Bem-estar.

Guia de Bolso do Bonde a Pé

Guia com resumo de instruções e materiais necessários para a realização de um Bonde a Pé em qualquer local urbano.

Guia de Mobilização em Campanhas

Guia com objetivo de indicar um possível caminho para organização de uma campanha, baseado em nossas experiências.

Guia do Transporte a Pé

Guia com dicas e informações para você aproveitar ao máximo os seus pés como meio de transporte!

Cartilha Mobilidade Urbana e Pessoa Idosa

Cartilha com dados, estatísticas e dicas focadas na população idosa, incluindo uma metodologia de leitura urbana despertando o olhar para a rede de mobilidade a pé da cidade.

Publicações

Relatórios, manuais, guias, pesquisas e livros publicados com a autoria, co-autoria ou colaboração do Instituto Corrida Amiga.