Idioma:

Atividades e Ações para Crianças

A Corrida Amiga realiza ações para crianças em várias escolas e instituições de São Paulo

Circuito do Pedestre

Atividade focada em sensibilizar crianças e jovens estudantes sobre os conceitos de mobilidade ativa e coletiva, transporte a pé, acessibilidade e, principalmente, cidadania. O principal objetivo do Circuito do pedestre é simular as mais variadas situações de nosso sistema de mobilidade, permitindo que os(as) participantes absorvam e aprendam através da vivência recreativa. Tais experiências, além de auxiliar crianças e jovens como podem se locomover pela cidade de forma atenta e segura, permitem aos participantes uma maior empatia com pessoas que possuem necessidades distintas ao vivenciar minimamente suas dificuldades na mobilidade urbana. 

Bonde a Pé

Trata-se de uma caminhada pela cidade que busca despertar o olhar crítico e observador para a rede de mobilidade a pé e para os espaços e equipamentos públicos. Um dos objetivos é estimular que diferentes percepções sejam absorvidas durante um percurso pré-estabelecido, visando destacar as virtudes e desafios de se locomover pela cidade tendo o modo a pé como meio de transporte principal. Dessa forma, a atividade incentiva o transporte ativo, o combate ao sedentarismo e valoriza meios sustentáveis de transporte.

Bonde Cultural a Pé

Jornadas a pé no entorno da escola ou com destino a um espaço cultural público, durante as quais os(as) participantes recebem informações históricas e atuais sobre os equipamentos e outros espaços existentes no percurso, assim como assistem a intervenções artísticas itinerantes (com teatro, contação de histórias, música e poesia), as quais representam episódios e personagens relevantes do contexto local. É a versão do Bonde a pé realizada em conjunto com o Canto Cidadão, organização responsável por realizar as intervenções artísticas e educacionais ao longo do trajeto.

Twister da Mobilidade

Trata-se de uma adaptação do jogo Twister em uma versão voltada às questões de mobilidade e cidadania. O tapete é como um jogo de tabuleiro e contém cinco linhas e cinco colunas de grandes círculos (25 círculos no total), com símbolos referentes à acessibilidade, inclusão, saúde, mobilidade ativa e meio ambiente. O objetivo da prática é proporcionar reflexões aos(às) participantes e trazer conceitos e informações importantes relacionadas aos temas abordados, auxiliando no processo de aprendizado por meio da ludicidade. Além disso, é explorada a habilidade física das crianças e jovens durante o jogo.

Corrida Amiga Online

A Corrida Amiga elaborou mais uma forma de estar conectada com as instituições parceiras. Com os objetivos de sensibilizar estudantes de escolas públicas, ONGs e de outras instituições sobre a necessidade de espaços urbanos mais saudáveis, acessíveis e caminháveis e de aproximar e conectar as pessoas ao espaço em que vivem, desenvolvemos atividades lúdicas e divertidas realizadas de modo online para levar a mobilidade a pé e o espaço público para o ambiente virtual. Veja mais no roteiro de atividades!

Corrida Amiga em casa: adaptação de metodologias da ONG

Se nesse momento de pandemia esse espaço está limitado à residência, por que não se conectar com ela de maneira lúdica e divertida? Foi com essa ideia que realizamos um esforço colaborativo para adaptar as metodologias da ONG para serem usadas em casa. O objetivo foi compilar brincadeiras e fazer adaptações das atividades de sensibilização para a valorização da mobilidade ativa e ocupação do espaço público, que realizamos com crianças, como o Circuito do Pedestre e Bonde a pé. 

Esperamos que essas dicas levem um pouquinho do transporte a pé para dentro de casa. Aproveitem e fiquem à vontade para deixarem sugestões de brincadeiras no contato@corridaamiga.org.