Idioma:

Atividades Infantis: Projeto Corrida Amiga Online

A Corrida Amiga elaborou mais uma forma de estar conectada com as instituições parceiras. Com o objetivo de sensibilizar estudantes de escolas públicas, ONGs e de outras instituições sobre a necessidade de espaços urbanos mais saudáveis, acessíveis e caminháveis, buscamos aproximar e conectar as pessoas ao espaço em que vivem. Desta vez, desenvolvemos atividades online lúdicas e divertidas para levar a mobilidade a pé e o espaço público para o ambiente virtual. A seguir apresentamos um breve roteiro com as atividades desenvolvidas:


Dinâmicas introdutórias

Chegança: Diálogo inicial de sensibilização e interação com o público com perguntas que abordem os temas da mobilidade a pé, acessibilidade e do espaço público. Algumas perguntas que fazemos nesse contato inicial são:
– Quem é pedestre?
– Os pedestres são todos iguais?
– Quais são os espaços/itens importantes para os pedestres na cidade? (calçada, faixa de pedestre, mobiliário urbano, iluminação, segurança pessoal, segurança viária, semáforo com tempo adequado, conectividade com transporte público coletivo, acessibilidade, etc.)

Pontapé: Seguimos a dinâmica pedindo para que cada participante (inclusive os/as voluntários/as) coloque no chat uma palavra que represente algo que mais gosta na cidade. Para a dinâmica ficar ainda mais divertida, sugerimos que essa palavra comece com a inicial do nome do/a participante.

Após o quebra gelo com as primeiras dinâmicas, partimos para as atividades de descontração.

Contação de história com cartas: Para essa atividade, iniciamos apresentando algumas cartas de elementos que podem ser encontrados na cidade e nas caminhadas do dia a dia e comentamos um pouco sobre seus seus significados. Baixe a lista completa de cartas desenvolvidas pela Corrida Amiga aqui.

Após a breve explicação os/as participantes são separados em dois ou três grupos (dependendo da quantidade de pessoas no encontro). Nesses grupos, cada estudante será sorteado/a com cartas (2 ou 3 – dependendo do número de participantes) e nas salas divididas, voluntários/as e estudantes criam uma curta história a partir das cartas que receberam. Vale deixar a criatividade rolar e perceber como as vivências de cada um/a vai trazendo histórias legais de serem ouvidas. Depois de terminadas as histórias todos/as se reúnem na sala principal e um/a representante de cada grupo conta sua história.

Jogo de mímica: As cartas também podem ser usadas para realizar um divertido jogo de mímica. Um/a estudante é escolhido/a para realizar a mímica e todos/as os/as participantes permanecem de olhos fechados enquanto a carta é mostrada para o/a estudante escolhido/a através de compartilhamento da tela do voluntário/a.

Jogo da memória: Outra opção para a atividade de descontração é o jogo da memória. Ele possui cartas relacionadas à mobilidade urbana, representativas dos elementos encontrados nas ruas e cidades e dos mobiliários/equipamentos urbanos. O jogo é compartilhado por um/a voluntário/a, em modo apresentação de slides, enquanto os outros chamam os participantes para escolherem a carta numerada. Baixe o jogo da memória desenvolvido pela Corrida Amiga aqui.

Jogo da memória_CA_Online


Dinâmicas de assimilação de conteúdos

Quiz da mobilidade urbana: No famoso jogo de quiz desenvolvemos perguntas e respostas voltadas ao contexto da mobilidade urbana e cidadania. Nessa dinâmica é possível abordar vários elementos da mobilidade, do espaço público e dos benefícios da caminhada para o bem-estar, saúde, sustentabilidade e cidadania. É possível baixar a apresentação com todas perguntas e respostas aqui.

Quiz Corrida Amiga

Jogo da mobilidade urbana – tabuleiro: A segunda dinâmica de assimilação de conteúdos é o tabuleiro. O jogo traz diversas situações cotidianas relacionadas à mobilidade urbana, acessibilidade e cidadania. Os/as participantes são divididos/as em grupos representados pelas cores dos pinos do jogo. Os grupos participantes devem responder as perguntas, topar alguns desafios e também sofrer as consequências que surgirem, como voltar 02 casas por não respeitar os assentos preferenciais no transporte público. Você pode baixar o tabuleiro que desenvolvemos aqui.

Jogo da mobilidade urbana_tabuleiro


Dinâmicas mão na massa

Cidade dos sonhos: Nessa atividade pedimos para as crianças desenharem pontos que elas desejarem – seja lar, escola, praça, qualquer local que as crianças tenham alguma memória afetiva. Mais uma vez o protagonismo e a escuta das vivências das crianças são elementos fundamentais na atividade.

Como sugestão, pedimos para que desenhem pontos que desejam melhorar ou implantar naquele local (por exemplo: ciclovias; praças; pontos de ônibus; boas calçadas com rampas e piso tátil; árvores; etc.).

Ao final da atividade nossa equipe de voluntários/as insere os desenhos no mapa colaborativo da Corrida Amiga na plataforma Mymaps.

Cidade dos sonhos

Se essa rua fosse minha: A partir dos elementos trabalhados nas dinâmicas introdutórias, de assimilação de conteúdos e nas conversas com a turma, nessa atividade criamos uma rua ideal para a convivência na cidade e deslocamentos das pessoas no aplicativo Street mix. Durante a construção da rua o/a mediador/a da atividade vai ouvindo as opiniões de todos/as os/as participantes e abordando questões sobre os elementos escolhidos para a rua que irá representar todos/as da atividade.

rua-corrida-amiga


Encerramento

Por fim, reservamos um momento final do encontro para o encerramento das atividades. Nessa etapa, mais uma vez é importante ressaltar os principais pontos abordados no encontro.
Escutar das crianças sobre o que ficou das atividades para que, de forma lúdica, despertemos os aspectos de inclusão, empatia e socialização.


Gostaram das atividades e estão prontos para brincar? Qual das atividades gostaram mais? Pensa em outras atividades que podemos levar à sua escola ou instituição?
Nos envie um e-mail para contato@corridaamiga.org e vamos conversar para levar essas atividades online para sua instituição!

camiga