Idioma:

Atividades de Novembro | Projeto Escola Ativa

Confira as atividades do Projeto Escola Ativa: o despertar para o esporte, realizadas no mês de novembro! 

Neste mês continuamos com as atividades em três das cinco escolas beneficiadas pelo projeto, realizando Bondes a Pé com as crianças e adolescentes no entorno de cada escola.

Iniciamos na EMEF Profª. Rosangela R. Vieira, caminhando com mais de 210 alunas e alunos de nove turmas, em três dias (01, 03 e 04 de novembro). Em cada atividade, percorremos pouco mais de 1 km até chegar na Praça Francisco Monteiro, o destino do nosso Bonde. Neste percurso, os(as) estudantes observaram principalmente a condição das calçadas e a ausência de pontos de travessia segura com faixa de pedestres próximos à escola. Todas as percepções foram relatadas no Diário do Bonde no final da atividade.

Já nos dias 09 e 10 de novembro, estivemos com a EMEI Mary Buarque, realizando Bondes a Pé com 124 crianças de cinco turmas. Percorremos 1,5 km em cada atividade, chamando atenção das crianças para o fluxo de pessoas e automóveis, para aspectos qualitativos das calçadas e elementos de acessibilidade no entorno da escola. Muitas delas relataram que gostariam de mais árvores e flores no caminho, já que o dia estava ensolarado e puderam observar como a arborização urbana torna o caminhar mais confortável e convidativo.

E fechamos o mês com as crianças da EMEI Ana Neri, em quatro dias de atividades. Nestes Bondes, caminhamos por pouco mais de 1 km observando e reconhecendo alguns elementos do caminho. Algumas crianças relataram como é caminhar pelo bairro e ir a pé para a escola, além de registrarem suas percepções no Diário do Bonde.

No Diário do Bonde, realizado no fim de cada atividade Bonde a Pé, as crianças e adolescentes fazem uma leitura urbana, que consiste em uma metodologia lúdica para estimular o olhar para a rede de mobilidade a pé e para a noção de acessibilidade e apropriação do espaço público a partir do uso dos próprios pés. Através de anotações e desenhos com base em suas percepções dos trajetos realizados, elas identificaram elementos sensoriais e as infraestruturas de lazer e de permanência durante o caminhar pelo bairro.

Neste segundo ano do projeto Escola Ativa, ampliamos nossas atividades e estamos realizando oficinas com as professoras e coordenadoras das escolas beneficiadas. Nessas oficinas, que estão sendo realizadas em novembro e dezembro, nós temos a oportunidade de abordar sobre mobilidade urbana ativa e todos os temas que trabalhamos ao longo do ano em nossas práticas pedagógicas, propondo conversas, brincadeiras e muita troca de experiências. Em novembro estivemos com o pessoal da EMEI Dona Ana Rosa de Araújo, no dia 22, e da EMEF Profª. Rosangela R. Vieira, nos dias 23 e 30.

Também divulgamos o terceiro relatório do projeto! Você pode conferir clicando aqui. Neste material destacamos os resultados obtidos em nossas atividades até o mês de outubro, cujas metodologias se baseiam no conceito de Territórios Educativos como meio para abordar conteúdos esportivos, educativos e de formação cidadã. Não deixe de dar uma olhadinha!

Em breve voltamos com mais novidades e o encerramento do segundo ano do projeto Escola Ativa. Acompanhe nossas redes sociais e se inscreva em nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que acontece na Corrida Amiga 🙂


O projeto Escola ativa: o despertar para o esporte (ano 2), aprovado pelo Governo Federal por meio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, é patrocinado pelo Itaú, via Lei de Incentivo ao Esporte.

Dúvidas? Entre em contato com a gente: contato@corridaamiga.org

camiga