Idioma:

Ações em SESC: Dia Mundial do Lazer

No dia 16/04, Dia Mundial do Lazer, realizamos atividades de  Enduro Lúdico, nos SESCs Rio Preto e Belenzinho, uma caminhada de regularidade, que convida as pessoas a explorarem trajetos passando por diversos pontos de interesse da cidade, em celebração ao Dia Mundial do Lazer. As atividades, além de proporem a prática de atividade física, incentivaram um exercício de observação crítica com relação à cidade em que vivemos, promovendo a vivência do lazer nos espaços públicos das cidades de São José do Rio Preto e São Paulo.

Os participantes, coordenados pela nossa equipe, tiveram a oportunidade de reconhecer e se conectar com esses espaços da cidade, passando por desafios lúdicos ao longo do percurso que propõem movimentos corporais, colaboração e empatia. O lazer tem papel fundamental para a transformação social, no desenvolvimento individual e comunitário, melhorando as relações sociais.

No Belenzinho, o desenho das caminhadas contou com a participação de agentes locais e comunidade escolar representada pela Diretoria Regional de Ensino Penha e EMEI Presidente Dutra. Com essa rede linda de parcerias, pudemos levar as crianças da EMEI e cuidadores/as para participar com a gente dessa celebração! Depois da caminhada, junto com a Ana Paula (DRE Penha), prof Carla (EMEI Dutra), mediados pela Ju (SESC), representadas por Silvia Stuchi, participamos de uma roda de conversa sobre o tema. E estamos imensamente felizes com os resultados (os registros dizem tudo!)

O lazer é direito, garantido pela nossa CF, mas negligenciado, muitas vezes, pelas urgências da rotina, trabalho e, sobretudo, pelas desigualdades sociais. Para ampliar o acesso ao lazer, nesse sentido mais geral do conceito de socialização, cidadania, protagonismo e aprendizado, atividades como as realizadas ontem mostram-se importantes e urgentes para a ampliação do acesso, expansão da informação e debate sobre caminhos possíveis.

Agradecemos muito as equipes do SESC, em especial, ao Rodrigo Machado, Paulo e Ju pela oportunidade e confiança!  Agradecemos também a MEGA parceria da EMEI Presidente Dutra e DRE Penha por todo empenho desde a concepção dos trajetos até a mobilização das crianças e famílias; e agradecemos muito a todas as pessoas da Corrida Amiga que estiveram com a gente neste dia memorável!

camiga