Idioma:

Reta final do Projeto Rexona Quebrando Barreiras

Em junho deste ano iniciamos nossa participação no programa de treinamento do Projeto Rexona Quebrando Barreiras, uma iniciativa Rexona e Beyond Sport, da qual a Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) é parceira. 

Neste momento, próximo à finalização dos módulos, organizamos e discutimos os diversos assuntos que aprofundamos durante a realização do treinamento, os quais transpassam os temas movimento, esporte e cidades. Em parceria com as principais ONGs de esporte para o desenvolvimento, a Rexona está dando às/aos jovens exemplos de referências para se desenvolverem, em comunidade e em espaços seguros para se movimentar. E isso tem tudo a ver com o Instituto Corrida Amiga! Nós exploramos como o deslocamento pela cidade, a partir do movimento e mobilidade ativa, pode nos tornar mais seguros e confiantes para transformar o mundo em um lugar mais justo. 

Conforme avançamos no treinamento, nós nos sentimos inspirados a discutir em grupo os temas de cada módulo do treinamento. Cada participante da nossa equipe desenvolveu reflexões que dão base para as adaptações das nossas atividades. Esse contato e a troca foram muito importantes para tornar o processo de construção das atividades ainda mais inclusivo e participativo, incluindo nossa equipe de voluntariado e pensando no público de nossas atividades. Além das discussões em equipe, colocamos em ação as dinâmicas quebra-gelo apresentadas nos módulos.

Experimentar o movimento e a dinâmica na prática, além de ser estimulante, foi fundamental para ganharmos mais confiança para explorar os conceitos aprendidos em atividades com crianças e jovens. Desse encontro saíram várias ideias que se transformaram em ação!

‘’O treinamento do Rexona Quebrando Barreiras veio de encontro a um momento onde o debate sobre acessibilidade e inclusão está efervescente em nossa equipe. Estamos pensando constantemente em adaptar nossas atividades para que todas pessoas possam participar, mas para que isso seja possível, precisamos de formação específica e, justo nesse momento, fomos contemplados com esta formação, que traz como foco a temática em vários de seus módulos. Ter acesso aos conteúdos do curso nos fez avançar bastante no debate e apontar para as possibilidades de melhorar cada vez mais nosso trabalho e torná-lo mais inclusivo e acessível.‘’ 

Depoimento da socioeducadora Jennifer Oliveira

Nosso primeiro passo, depois deste contato com novos conhecimentos e de compartilhá-los em equipe, foi elaborar uma atividade para as/os alunas/os da EMEF Profa. Rosangela Rodrigues Vieira, localizada na Vila Cisper – São Paulo/SP, e que sempre está de braços abertos para incorporar novas ideias e ações. Nesta atividade, nós nos inspiramos em uma das dinâmicas do módulo “Igualdade de Gênero” para estimular reflexões sobre privilégios, gênero e cidade. 

Com este objetivo, elaboramos questionamentos a fim de instigar o pensamento crítico das alunas e alunos. Alguns exemplos de perguntas aplicadas foram: Você se sente segura/o andando na rua sozinha/o? Você se sente segura/o estando sozinha/o em um ponto de ônibus? Com essas perguntas, progredimos para discussões muito interessantes sobre as questões de gênero e outras transversais que impactam o deslocamento pela cidade e, consequentemente, a confiança e segurança para nos movimentarmos livremente.

Além de incentivar o movimento, o treinamento Rexona Quebrando Barreiras apresentou alguns conceitos e dados fundamentais para embasar as atividades. Com este suporte teórico, e a partir de todas as discussões em equipe derivadas das informações compartilhadas, tivemos a ideia de adaptar uma de nossas atividades que realizamos com jovens, a dinâmica Show do Calçadão, adicionando novas questões a partir dos conteúdos trabalhados, trazendo, assim, temas como a inclusão de pessoas com deficiência, acessibilidade e gênero para a atividade. 

O Show do Calçadão é uma atividade realizada, principalmente, de forma online com jovens aprendizes de diversas regiões do Brasil, os quais fazem parte da Rede Cidadã. Nessa dinâmica apresentamos afirmações relacionadas à mobilidade urbana e à cidade e as/os jovens discutem, em grupos, sobre a veracidade de cada uma delas. Incluir novas informações permitiu que a discussão não se limitasse à mobilidade urbana, ampliando nosso olhar crítico para outros aspectos que interferem diretamente em nosso desenvolvimento e na prática do movimento.

No Instituto Corrida Amiga, nós também acreditamos no poder do compartilhar! Nossas atividades não seriam possíveis sem nossa equipe de voluntariado que faz todo este processo de engajamento e mudança social acontecer! Por isso, realizamos uma oficina com a equipe de voluntárias/os para disseminar o que aprendemos no programa e inspirar confiança, motivação e oportunidade a partir das atividades. Durante a oficina fizemos atividades quebra-gelo inspiradas nos módulos do treinamento e aplicamos a dinâmica Show do Calçadão com as novas perguntas baseadas nos conteúdos do programa.

Dessa forma, estamos concluindo a série de treinamento do projeto Rexona Quebrando Barreiras com uma bagagem incrível de informações, referências de boas práticas em diferentes lugares do mundo, criatividade e novas ideias de atividades e dinâmicas. Além disso, abrimos pautas muito importantes para serem discutidas, sendo o programa uma grande ferramenta para o avanço e desenvolvimento de nossas ações. Confira a seguir o depoimento do Coordenador e Socioeducador do Projeto Escola Ativa, Márcio de Morais Jr.

‘’O treinamento do Rexona Quebrando Barreiras proporcionou muitas reflexões na equipe, fornecendo ótimo conteúdo alinhado com os propósitos das atividades que desenvolvemos. Nos sentimos preparados e motivados a incrementar nosso discurso durante as dinâmicas que já realizamos, trazendo diversos temas transversais à mobilidade ativa e prática de atividade física. Além de adaptar e adicionar em nossas dinâmicas, exemplos de atividades exemplificadas no treinamento.’’ 

Assim, caminhamos para que nossas atividades sejam cada vez mais enriquecedoras e estimulantes, que proporcionem um ambiente seguro e inclusivo e que nossa equipe e o grupo de voluntariado possa adquirir conhecimento, habilidades e ferramentas para desenvolver boas práticas para a mudança social e para criar novas oportunidades para todas as pessoas se movimentarem como quiserem, quebrando os seus limites pessoais.

Agradecemos a RexonaBrasil e a REMS.ESPORTE por acreditarem que o movimento tem o poder de transformar vidas e também transformar nossas cidades! Agradecemos também a todas as pessoas de nossa equipe, que se dedicaram aos módulos e estão sempre dispostas a discutir e aprimorar as atividades desenvolvidas de forma coletiva e colaborativa, e às instituições parceiras, educadoras/es e coordenadoras/es. 

Saiba mais sobre o projeto nas páginas da Rexona Brasil e Beyond Sport ou acesse: www.rexona.com/br/impacto-social/.

camiga