Idioma:

Bonde a Pé | Parceria Instituto Jô Clemente e Cinemateca Brasileira

Em junho, o Instituto Corrida Amiga retomou as atividades do Bonde a Pé em parceria com o Instituto Jô Clemente!

Nesta publicação compartilhamos aspectos importantes de acesso, inclusão e direito à cidade explorados nas dinâmicas realizadas. Continue a leitura para saber mais…

O Instituto Jô Clemente atua no apoio à inclusão social de pessoas com deficiência intelectual, incidindo na defesa de seus direitos e produzindo e disseminando conhecimento. Com esta parceria, temos a oportunidade de estimular o desenvolvimento das habilidades e potencialidades das pessoas atendidas pelo Instituto por meio da mobilidade a pé e do exercício da cidadania, proporcionando visitas a espaços de cultura, lazer e educação. 

Bonde a Pé com Instituto Jô Clemente em São Paulo

No Bonde a Pé despertamos o olhar atento e crítico para os espaços urbanos, equipamentos públicos e a rede de mobilidade ativa. Os principais objetivos desta caminhada são motivar a independência e fortalecer o vínculo com o território, tendo em vista que espaços de uso público devem ser acessíveis para todas as pessoas, inclusive pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Afinal, os direitos como cidadã/ão garantem o acesso a locais como: equipamentos de lazer; todos os percursos na cidade; todo e qualquer espaço, serviço ou transporte público; além do acesso ao sistema de comunicação e sinalização a pessoas com deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação, que garante o acesso à informação, à comunicação, ao trabalho, ao transporte, à cultura, lazer e ao esporte.

No desenvolvimento do trajeto a ser percorrido pelo Bonde a Pé, mapeamos os equipamentos públicos de cultura e lazer nas proximidades do Instituto Jô Clemente, localizado no Bairro Vila Clementino – São Paulo, e percebemos que esse é um território que concentra diversos pontos de interesse artístico-cultural, como teatros, museus e bibliotecas.

No intuito de proporcionar o acesso à cultura por meio da mobilidade a pé, definimos o trajeto com a inclusão de um espaço sociocultural do entorno, a fim de estimular o uso e ocupação desse local pelas pessoas envolvidas na atividade. Neste sentido, escolhemos visitar a Cinemateca Brasileira, sediada em um edifício histórico do século XIX na Vila Clementino, o qual é tombado e restaurado pelo CONDEPHAAT.

A Cinemateca é conhecida por conter o maior acervo da produção audiovisual da América do Sul e, no espaço, ocorrem sessões semanais de diversos gêneros do cinema. Além disso, conta com um lindo jardim, aberto ao público de segunda a domingo, das 8h às 18h.

Em nossas visitas, fomos recebidos de maneira muito acolhedora pela equipe da Cinemateca! Conhecemos as instalações, a programação, os espaços de uso público e pudemos aprender sobre o desenvolvimento das tecnologias utilizadas nas gravações do audiovisual nacional, além de ver de perto câmeras utilizadas nesses processos. Essa visita ajudou a ampliar nosso olhar para o tema, expandindo nosso repertório e gerando ainda mais curiosidade, o que favoreceu uma grande conexão com este espaço da cidade, até então pouco conhecido por grande parte das pessoas presentes nesta atividade.

Bonde a Pé para a Cinemateca Brasileira com o Instituto Jô Clemente


Com estas parcerias conseguimos articular diferentes atores sociais na construção da cidadania, englobando instituições comprometidas em garantir o acesso à cultura, à educação e ao lazer. A partir desses princípios, é possível criar pontes para que as pessoas usufruam da cidade de maneira igualitária, levando em consideração as necessidades específicas de cada uma delas. 

A experiência reforça que a mobilidade a pé aliada aos equipamentos públicos de cultura promove, para além da saúde e do bem-estar, ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de autonomia, independência e no vínculo com a cidade, estimulando o senso de pertencimento da comunidade. Nesse movimento, podemos sensibilizar pessoas e institutos acerca do constante processo de criação da cidade, exercido de forma coletiva. 

O Instituto Corrida Amiga agradece a todas as pessoas e instituições que estão participando do processo de desenvolvimento e execução destas atividades!

camiga