Idioma:

Intervenções lúdicas | Projeto Escola Ativa

Estamos muito felizes com o impacto do projeto Escola Ativa na cidade! 

Além da sensibilização da comunidade e corpo docente por meio de formações continuadas e das crianças por meio das atividades jogo lúdico, circuito do pedestre e bonde a pé, surgiu a oportunidade de ampliarmos o impacto do projeto a partir da realização de intervenções lúdicas e interativas também nos espaços externos das escolas, a partir de uma proposta de pinturas nas calçadas. 

Durante o mês de novembro, realizamos as pinturas lúdicas em 05 escolas públicas de São Paulo atendidas pelo projeto, com o objetivo de aumentar os estímulos de interação com o espaço urbano e propiciar diversas possibilidades de movimentos nos diferentes momentos do cotidiano escolar, através de projeções integradas aos espaços de convivência, passagens e áreas ao ar livre.

Intervenção urbana lúdica realizada na EMEI Ana Neri - SP.
Da esquerda para a direita, Gabriela Viola e Silvia Stuchi durante a intervenção urbana lúdica realizada na EMEI Ana Neri – Parque Novo Mundo, São Paulo.


Para que nossa proposta fosse realizada, enviamos ofícios e entramos em contato com o poder público responsável por cada região das escolas, a fim de obtermos autorização para pintar as calçadas e outros espaços públicos nos entornos escolares.

O contato com a coordenação e corpo docente das cinco escolas também foi fundamental. Elaboramos uma cartilha de intervenções lúdicas, pela qual apresentamos o projeto de intervenção e sugerimos algumas atividades para realizar com as crianças, a fim de proporcionar a participação efetiva de todas e todos no desenvolvimento desta etapa, e alguns exemplos de módulos que poderiam ser incorporados ou utilizados como referência no projeto de intervenção urbana a ser elaborado para cada escola.

E, assim, começamos as intervenções no dia 2 de novembro na EMEI Ana Neri! O vídeo a seguir mostra um pouquinho como foi nossa primeira experiência, confira!


Na semana seguinte, no dia 7, fomos até a EMEI Presidente Dutra para colorirmos as calçadas da escola. 

Intervenção urbana lúdica realizada na EMEI Presidente Dutra - SP.
Intervenção realizada na EMEI Presidente Dutra – Tatuapé, São Paulo. Da esquerda para a direita: Gabriela Viola, Ana Galdino, Márcio de Morais e Arthur Santana, integrantes da equipe do projeto Escola Ativa.


Aproveitamos o final de semana prolongado com o feriado do dia 15 de novembro para pintar duas pracinhas no entorno das escolas EMEI Dona Ana Rosa de Araújo (13/11) e EMEI Mary Buarque (15/11).

E olha só como foi o processo na EMEI Dona Ana Rosa de Araújo! O espaço público próximo à escola, que recebeu nossa intervenção, há muito tempo precisava de atenção. Então, encaminhamos à Subprefeitura da Vila Mariana o pedido de autorização para a intervenção no espaço público, bem como a solicitação da limpeza do local. Nas imagens a seguir é possível ver a ação de limpeza e poda realizada pela Subprefeitura para preparação do espaço.

No dia 8, fizemos um Bonde a Pé com as crianças da escola até o local, a fim de promover a participação delas no processo de cocriação e escolha das brincadeiras que foram posteriormente pintadas. Elas puderam desenhar formas e traçados no chão com giz colorido e já começaram a brincar usando os desenhos para saltar, pular e correr.

E então, no dia 13, realizamos a intervenção na pracinha! O vídeo a seguir mostra como foi a atividade, que contou com a participação da comunidade escolar! Ao final do dia, o espaço estava mais colorido, lúdico e convidativo para todas e todos! 🙂


Nesta ação tivemos a alegria de contar com a presença de Meli Malatesta, especialista, professora, consultora e ativista em Mobilidade Ativa, que somou também para colocar a mão na massa e fazer uma proposta de intervenções urbanas no entorno das escolas EMEI Dona Ana Rosa de Araújo e E.E. Major Arcy, a fim de transformar as travessias e os espaços públicos em locais seguros e acessíveis a todas as pessoas que circulam pelo local.
O material desenvolvido será utilizado como base para compor um abaixo-assinado, somando esforços com a comunidade escolar! Confira mais detalhes sobre a proposta feita pela Meli clicando aqui

E para fechar o mês de novembro, realizamos a última intervenção urbana na praça em frente à EMEF Infante Dom Henrique, no dia 28.

Assim seguimos, nas microrrevoluções urbanas, realizando interlocução com os vários agentes que compõem o Território Educativo, na busca de espaços mais acessíveis, caminháveis e saudáveis para todas as pessoas – sendo a educação integral o ponto-chave para a transformação.

Agradecemos aos parceiros que apoiam essa iniciativa:

  • Equipe de socioeducadores e grupo de voluntariado do Instituto Corrida Amiga
  • Escolas parceiras
  • AkzoNobel: doação das tintas #TudodeCor
  • Global Alliance for Green and Gender Action (GAGGA) e Fundo Casa Socioambiental:  materiais de pintura e apoio no projeto “EducANDO nos espaços públicos: infância e mobilidade ativa”
  • Atacadão – Lei de Incentivo ao Esporte – Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania


Esperamos que as intervenções lúdicas possam beneficiar ainda mais a comunidade escolar, fortalecendo a conexão com a cidade e incentivando a mobilidade ativa, e que nossas ações possam te inspirar!


Se você mora pertinho de uma das escolas ou passar por esses locais, vamos amar receber seus registros aproveitando esses espaços públicos! Envie para contato@corridaamiga.org, para nossas redes sociais ou para o nosso whatsapp 🙂

camiga