Idioma:

Proposta de intervenções urbanas para segurança viária

No dia 13 de novembro, realizamos pinturas lúdicas na pracinha localizada ao lado da EMEI Dona Ana Rosa Araújo, na Vila Mariana (SP). A atividade é parte do projeto “Escola Ativa” do Instituto Corrida Amiga que, além da sensibilização da comunidade e corpo docente com formações continuadas e palestras e da sensibilização das crianças por meio das atividades Jogo Lúdico, Circuito do Pedestre e Bonde a Pé, ao longo do mês de novembro, conta com iniciativas de urbanismo tático em 05 escolas públicas na cidade de São Paulo.

Na ação da Vila Mariana (clique aqui para conferir o vídeo da intervenção), tivemos a alegria de contar com a presença de Meli Malatesta, especialista, professora, consultora e ativista em Mobilidade Ativa, que somou também para colocar a mão na massa e fazer uma proposta de intervenções urbanas no entorno das escolas EMEI Dona Ana Rosa de Araújo e E.E. Major Arcy, a fim de transformar as travessias e os espaços públicos em locais seguros e acessíveis a todas as pessoas que circulam pelo local. 

Meli Malatesta e Silvia Stuchi durante a intervenção lúdica na pracinha localizada próximo a EMEI Dona Ana Rosa de Araújo, Vila Mariana/SP.
Meli Malatesta e Silvia Stuchi durante a intervenção lúdica realizada no dia 13 de novembro.


A partir da avaliação visual do comportamento de pedestres e motoristas, assim como da velocidade dos veículos motorizados, entre as principais transformações sugeridas por Meli está o acalmamento de tráfego em locais estratégicos de circulação e travessia de pedestres, por meio de intervenções no desenho viário (desenho da rua) e sinalização horizontal e vertical, além de outros elementos de moderação de tráfego. Ressalta-se que com velocidades reduzidas, o campo de visão do motorista e o tempo de reação e frenagem em caso de conflitos viários é aumentado. Dessa forma, o objetivo principal é promover modificações que induzam os condutores a reduzir a velocidade, que aumentem a segurança dos pedestres e que proporcionem uma nova experiência no espaço urbano.

No mapa a seguir estão identificados quatro pontos críticos que demandam maior atenção nos entornos escolares. As intervenções urbanas propostas para cada área serão descritas a seguir com o auxílio de imagens retiradas do Google Street View.

Mapa com identificação dos pontos de intervenções urbanas para segurança viária, Vila Mariana/SP.
Mapa com identificação dos pontos de intervenções urbanas para segurança viária, Vila Mariana/SP. Fonte: Meli Malatesta.

 

Ponto 01

O primeiro ponto identificado está localizado em frente à escola EMEI Dona Ana Rosa de Araújo, na interseção da Rua Alceu Wamosy com a Rua Barão de Anhumas. Neste local, onde constam duas travessias sinalizadas com faixa de pedestres, foi identificado que a velocidade adotada é elevada, principalmente pelo desenho urbano existente, além da via ser mão dupla no trecho de acesso à escola. Dessa forma, um controle efetivo das velocidades veiculares pode ser obtido com a limitação da velocidade de circulação regulamentada aliada à aplicação de técnicas de desenho viário que impeçam, dificultem ou desincentivem a circulação em velocidades maiores que a permitida. Por isso, é proposto alargar a calçada nos pontos de travessia, sendo necessário a revitalização da sinalização vertical e horizontal do local.

Ponto 01 localizado na interseção da Rua Alceu Wamosy com a Rua Barão de Anhumas.
Ponto 01 localizado na interseção da Rua Alceu Wamosy com a Rua Barão de Anhumas. Fonte: Meli Malatesta.

 

Ponto 02

O segundo ponto está localizado na interseção da Rua Alceu Wamosy com a Rua Dr. Nicolau de Sousa Queirós, sendo esquina da EMEI Dona Ana Rosa de Araújo. Neste local foi identificado que há dificuldade na travessia pelos pedestres, não havendo sinalização horizontal e vertical. A proposta de intervenções para esta área consiste na redução da velocidade, uma vez que automóveis e ônibus circulam em alta velocidade e a via é de mão dupla, e na implantação da sinalização vertical e horizontal.

Ponto 02 localizado na interseção da Rua Alceu Wamosy com a Rua Dr. Nicolau de Sousa Queirós.
Ponto 02 localizado na interseção da Rua Alceu Wamosy com a Rua Dr. Nicolau de Sousa Queirós. Fonte: Meli Malatesta.

 

Ponto 03

O terceiro local demarcado está localizado na interseção da Rua Dr. José de Queirós Aranha com a Rua Alceu Wamosy, próximo à Escola Estadual Major Arcy. As intervenções urbanas propostas para o local, que também apresenta travessias difíceis e velocidade incompatível adotada pelos veículos, consistem na alteração da geometria do desenho viário para reduzir a velocidade e, consequentemente, tornar as travessias mais seguras, e na implantação da sinalização vertical e horizontal, com a implantação de faixa de pedestres inclusive em frente à escola. Assim, a alteração do raio de curvatura da esquina pode ter um grande impacto no comportamento dos pedestres e condutores, sendo que quanto menor o raio de curvatura, menor será a velocidade do veículo, aumentando a segurança dos pedestres.

Ponto 03 localizado na interseção da Rua Dr. José de Queirós Aranha com a Rua Alceu Wamosy.
Ponto 03 localizado na interseção da Rua Dr. José de Queirós Aranha com a Rua Alceu Wamosy. Fonte: Meli Malatesta.

 

Ponto 04

O último ponto identificado está localizado na Rua Dr. Nicolau de Sousa Queirós, sendo a área que, recentemente, recebeu intervenções lúdicas temporárias realizadas pelo Instituto Corrida Amiga, com autorização da Subprefeitura da Vila Mariana. Para aumentar a segurança viária do local, é proposto transformar a faixa de pedestres existente em faixa elevada, já que a travessia é perigosa pelo fluxo intenso de veículos, principalmente para as crianças que acessam a EMEI Dona Ana Rosa de Araújo, o que já induz na moderação de tráfego. Além disso, é sugerido revitalizar a sinalização vertical e horizontal em todo o trecho trabalhado. A princípio a proposta também englobava a recuperação e manutenção das calçadas do entorno da praça existente no local, o que já está em andamento pelo poder público responsável.

Ponto 04 localizado na Rua Dr. Nicolau de Sousa Queirós.
Ponto 04 localizado na Rua Dr. Nicolau de Sousa Queirós. Fonte: Meli Malatesta.

 

O material desenvolvido será utilizado como base para compor um abaixo-assinado, somando esforços com a comunidade escolar, para garantir mais segurança às pessoas que circulam pelo local, sobretudo por se tratar de uma área escolar, onde a maioria dos estudantes e acompanhantes têm como hábito fazer o trajeto casa-escola a pé. A solicitação alinha-se também à Programas, Planos e Legislações municipais que visam priorizar a mobilidade ativa e sustentável na cidade, tais como: Rotas Escolares Seguras, Plano de Segurança Viária – Vida Segura, PlanMob, Programa de Metas 2021-2024, entre outros.

camiga