Idioma:

Atividades de Outubro | Projeto Escola Ativa

O mês de outubro marcou a etapa do Bonde a Pé, uma caminhada pela cidade que busca despertar nosso olhar crítico e observador para a rede de mobilidade a pé e os espaços públicos. No percurso, os alunos e alunas relembram tópicos vistos na prática pedagógica Circuito do Pedestre e destacam aspectos que proporcionam um deslocamento seguro, acessível e agradável a todas as pessoas. Com os Bondes a Pé, buscamos explorar diferentes percepções durante o trajeto, incentivando o transporte ativo e o movimento corporal.

Começamos o mês na EMEF Profª. Rosangela R. Vieira! Entre os dias 03 e 07 de outubro realizamos o Bonde a Pé com 13 turmas da instituição. A EMEF está localizada no bairro Vila Cisper e nessa caminhada levamos os alunos e alunas até a Praça Francisco Monteiro Santana, localizada a 600 metros da escola. Neste percurso, observamos como as crianças e adolescentes interagem com a cidade e com as áreas livres e, ao final da caminhada, os(as) estudantes compartilharam suas percepções por meio de um material de leitura urbana, o Diário do Bonde.

Na segunda semana do mês, foi a vez dos alunos e alunas da EMEI Dona Ana Rosa de Araújo. Entre os dias 11 e 14/10, participaram do Bonde a Pé 10 turmas da instituição. Nosso bonde caminhou até a Praça Rosa Alves da Silva, contando com a presença de familiares e professoras. Nos dias 13 e 14, também fizemos o Circuito do Pedestre na praça! O trajeto de, aproximadamente, 700 metros estimulou as crianças na busca por referências visuais conhecidas no percurso, elementos da natureza e aspectos da mobilidade urbana sustentável.

Entre os dias 24 e 25 de outubro realizamos o Bonde a Pé com 5 turmas da EMEI Presidente Dutra. Nós percorremos o trajeto da escola até o Parque Tatuapé, um percurso de, aproximadamente, 750 metros, acompanhados(as) de cuidadores(as) e professores(as). No caminho, as crianças reconheceram parte do trajeto diário que fazem até a escola, locais que costumam frequentar com os familiares, além de relembrarem placas e elementos que estavam presentes na atividade do Circuito do Pedestre!

Com muito engajamento nas atividades, beneficiamos mais de 500 crianças e adolescentes no mês de outubro! Aproveitamos para agradecer o suporte e a participação do corpo docente e coordenadoria das escolas atendidas neste mês.

Em novembro fecharemos a etapa do Bonde a Pé, com atividades na EMEF Profª. Rosangela R. Vieira, EMEI Ana Neri e EMEI Mary Buarque, e divulgaremos o terceiro relatório de atividades do projeto Escola Ativa! 

Em breve voltamos com mais novidades! Acompanhe o projeto em nossas redes sociais e se inscreva em nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que acontece na Corrida Amiga 🙂


O projeto Escola ativa: o despertar para o esporte (ano 2), aprovado pelo Governo Federal por meio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, é patrocinado pelo Itaú, via Lei de Incentivo ao Esporte.

Dúvidas? Entre em contato com a gente: contato@corridaamiga.org

camiga