Idioma:

Atividades de Agosto e Setembro | Projeto Escola Ativa

Nossas atividades do projeto Escola Ativa: o despertar para o esporte voltaram com tudo neste segundo semestre!

O projeto busca promover a inserção do esporte e da cidadania na rotina de crianças e adolescentes por meio da prática da caminhada, além de despertar o interesse pelo esporte e sua prática diária durante o deslocamento cotidiano. Nesta etapa do projeto, estamos realizando as práticas pedagógicas Circuito do Pedestre e Bonde a Pé com crianças e adolescentes de cinco escolas municipais de São Paulo beneficiadas pelo projeto.

Mas antes de contar sobre o retorno pós férias escolares, vamos falar um pouco sobre o que produzimos neste intervalo das atividades práticas…

Circuito do Pedestre | EMEF Prof.ª Rosangela R. Vieira, Vila Cisper – São Paulo

 

O mês de julho foi muito importante para o projeto Escola Ativa, pois nos debruçamos sobre o material coletado entre os meses de fevereiro e junho e elaboramos o primeiro relatório de 2022. Neste relatório falamos sobre o Escola Ativa em detalhes, as metas que o projeto visa alcançar, as etapas previstas e sobre as atividades desenvolvidas, desde sua formulação e produção de materiais até os resultados alcançados neste primeiro semestre: até o mês de junho, beneficiamos mais de 1200 crianças e adolescentes, de 04 a 12 anos, de 59 turmas escolares de escolas municipais do município de São Paulo. O relatório está disponível para o acesso de todas e todos. Confira clicando aqui!

Na volta das atividades presenciais pós férias escolares, começamos o mês de agosto na EMEF Prof.ª Rosangela R. Vieira, realizando o Circuito do Pedestre em quatro dias de atividades – do dia 02 a 05 de agosto.

Também fizemos o Circuito do Pedestre na EMEI Presidente Dutra no dia 24 e na EMEI Mary Buarque no dia 31 de agosto, pelo qual simulamos diferentes situações que experienciamos durante nosso deslocamento a pé pela cidade, estimulando o aprendizado dos conceitos da mobilidade urbana e temas transversais por meio da ludicidade.

E olha que legal! Rolaram atividades em dois dias na EMEI Dona Ana Rosa de Araújo (25 e 26/08), com dinâmicas muito especiais. Acompanhadas de mães, pais, cuidadoras/es, professoras/es da escola e socioeducadoras/es da Corrida Amiga, as crianças realizaram um Bonde a Pé até a Praça Rosa Alves da Silva, onde, além de aproveitarem a praça para correr e brincar, passaram pelo Circuito do Pedestre e usaram a criatividade para elaborar desafios e recriar o percurso. Nesses dois dias, toda comunidade escolar pôde interagir com as dinâmicas do Circuito do Pedestre, além de explorar o percurso da escola até a praça nesta caminhada.

 

Bonde a Pé e Circuito do Pedestre na Praça Rosa Alves da Silva | EMEI Dona Ana Rosa de Araújo, Vila Mariana – São Paulo

 

No dia 27/08 seguimos com o Bonde a Pé até o Parque da Aclimação, também acompanhado de familiares e professoras. Participaram, aproximadamente, 65 pessoas que caminharam da EMEI Dona Ana Rosa de Araújo até o Parque na manhã ensolarada de sábado.

O Bonde a Pé é uma caminhada pela cidade que busca despertar nosso olhar crítico e observador para a rede de mobilidade a pé e os espaços públicos, chamando atenção para os aspectos que proporcionam um deslocamento seguro, acessível e agradável a todas as pessoas. Além disso, buscamos que diferentes percepções sejam absorvidas durante o percurso, que incentiva o transporte ativo e o movimento corporal.

 

Bonde a Pé para o Parque da Aclimação | EMEI Dona Ana Rosa de Araújo, Vila Mariana – São Paulo

 

Já em setembro, finalizamos a etapa do Circuito do Pedestre na EMEF Prof.ª Rosangela R. Vieira, realizando a prática pedagógica em quatro dias de atividades – do dia 05 a 09/09. Também encerramos a dinâmica do Circuito do Pedestre na EMEI Ana Neri, levando a atividade para as alunas e alunos nos dias 13, 14, 16 e 19/09.

Setembro também marcou o início dos Bondes a Pé nas escolas parceiras! A partir do dia 26/09, iniciamos as caminhadas pelo entorno das escolas, na intenção de vivenciar as dinâmicas do caminhar e estimular o olhar crítico das crianças e jovens para o território. 

Além disso, disponibilizamos o segundo relatório do projeto Escola Ativa: o despertar para o esporte. Neste material apresentamos as atividades realizadas entre maio e agosto deste ano e atualizamos o impacto do projeto. Você pode conferir clicando aqui.

Até o fim do mês de agosto, completamos 145 horas em atividade, beneficiando mais de 1700 crianças e adolescentes de 82 turmas escolares.

Em breve voltaremos com mais novidades! Acompanhe o projeto em nossas redes sociais e se inscreva em nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que acontece na Corrida Amiga 🙂


Dúvidas? Entre em contato com a gente: contato@corridaamiga.org

camiga