Idioma:

Atividades de Junho | Projeto Escola Ativa

Iniciamos o mês de junho dando continuidade às dinâmicas do Jogo Lúdico nas cinco escolas beneficiadas pelo projeto Escola Ativa.

O Jogo Lúdico é uma atividade elaborada especialmente para esta fase do projeto. Apresenta propostas de atividades lúdicas e corporais que buscam estimular o movimento, com jogos e desafios que inserem os conceitos de mobilidade sustentável e esporte, além de proporcionar um momento de escuta ativa das crianças e adolescentes sobre esses temas.

O mês de junho concentrou a maior parte desta etapa, que se iniciou em maio deste ano. Por este motivo, a equipe estava mais habituada e foi possível realizar as atividades com mais dinamismo e fluidez, além de entender com mais profundidade as especificidades de cada faixa etária e escola, baseadas no espaço físico disponível e nas características de cada turma, adaptando as atividades de acordo com as necessidades das alunas e alunos.

Nossa equipe realizou as práticas lúdico-pedagógicas nas 5 escolas parceiras em 10 dias do mês, começando pelas Escolas Municipais de Ensino Infantil Mary Buarque e Presidente Dutra, na região do Tatuapé em São Paulo. Com essas atividades foram beneficiadas 5 turmas e mais de 95 crianças.

Em seguida, foi a vez da EMEI Ana Neri, localizada no bairro Parque Novo Mundo, onde realizamos 4 dias de atividades e beneficiamos mais de 320 estudantes só em junho! A Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Rosangela Rodrigues Vieira, situada na Vila Cisper, também recebeu nossa equipe em 4 dias, sendo mais de 300 alunas/os beneficiadas/os.

Nosso encontro na EMEI Ana Rosa foi realizado em uma ocasião muito especial, o Dia da Família, quando a escola recebe familiares e cuidadores para passarem um momento e interagirem com as crianças no ambiente escolar. 

Nossa atividade foi realizada antes do encontro com os familiares e notamos que as crianças estavam muito animadas por esse momento! As alunas e alunos de todas as turmas tiveram a oportunidade de participar do Circuito do Pedestre, dinâmica que faz parte das práticas pedagógicas do projeto Escola Ativa e que será realizada no 2° semestre em todas as escolas beneficiadas.

Vale ressaltar a importância de termos uma equipe multidisciplinar, na qual se faz uma construção colaborativa do processo a partir das experiências de cada integrante e sua forma de olhar o mundo, tornando o processo muito enriquecedor para os dois lados, tanto para as crianças, como para a equipe e corpo docente. Durante todo o processo, da construção do projeto à execução das atividades, aprendemos muito através da troca. Mas, especialmente na realização das dinâmicas, como o Jogo Lúdico, conseguimos ter uma interação ainda maior. Aprender com as crianças e jovens tem sido um processo muito rico e nos permite aprimorar ainda mais os conteúdos do projeto!

“O mês de junho foi muito importante para ganhar confiança e me sentir mais parte da Corrida Amiga e do projeto Escola Ativa. Agora, as atividades acontecem e já me sinto tranquila para lidar com as turmas, para apresentar o tema da mobilidade, e também ter uma equipe na qual confiamos uns nos outros, ajuda o trabalho a ser mais tranquilo e efetivo.” (Experiência da Socioeducadora Débora)


Assim finalizamos o mês de junho, encerrando a etapa do Jogo Lúdico que marca o início das férias escolares. As atividades deste mês beneficiaram mais de 750 crianças e adolescentes. A próxima etapa do projeto Escola Ativa traz a dinâmica Circuito do Pedestre, que reforça o caráter esportivo e a ludicidade da caminhada no cotidiano e introduz novos temas, como acessibilidade e sinalização. Aproveitamos para agradecer o suporte e a participação do corpo docente e coordenadoria das cinco escolas atendidas.


O projeto Escola ativa: o despertar para o esporte (ano 2), aprovado pelo Governo Federal por meio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, é patrocinado pelo Itaú, via Lei de Incentivo ao Esporte.

camiga