Idioma:

Atividades de Maio | Projeto Escola Ativa

No mês de maio demos início às atividades presenciais do projeto Escola Ativa: o despertar para o esporte! Este é o segundo ano de realização do projeto em cinco escolas públicas municipais da cidade de São Paulo, beneficiando mais de 1500 estudantes. 

O primeiro passo do projeto é o Jogo Lúdico, um conjunto de práticas pedagógicas que utilizamos para introduzir, principalmente, os conceitos de mobilidade urbana, caminhabilidade, atividade física e cidadania com as turmas das EMEIs e da EMEF que fazem parte do projeto. Com o Jogo Lúdico, as crianças e adolescentes têm um primeiro contato com os conteúdos que serão abordados nas próximas etapas do projeto Escola Ativa: o Circuito do Pedestre e o Bonde a Pé.

Neste ano, as dinâmicas do Jogo Lúdico foram reformuladas e aprimoradas de acordo com as experiências que tivemos no primeiro ano de execução do projeto. Nas escolas de Ensino Infantil (EMEI), começamos as atividades aquecendo com o Stop da Mobilidade, apresentando o semáforo do pedestre e introduzindo quem é pedestre na dinâmica das cidades. Após o aquecimento, realizamos a dinâmica Casa-Escola-Casa, que traz reflexões sobre os diferentes meios de transporte que podem utilizar para se deslocarem no percurso casa-escola. E, no final, abrimos espaço de troca para compartilharem o que acharam das atividades e fazerem considerações relacionadas aos temas trabalhados.

Na escola de Ensino Fundamental (EMEF), dividimos as atividades do Jogo Lúdico conforme a faixa etária da turma atendida. Jogos como Corrida Jokenpo e Casa-Escola-Casa são realizados com as turmas dos primeiros anos do Fund. I, enquanto os adolescentes realizam o Quiz da Mobilidade, Jogo de Mímica e o Twister da Mobilidade. Vale ressaltar que todas as dinâmicas abordam a mobilidade urbana ativa e outros temas transversais.

As primeiras atividades do mês foram na EMEI Dona Ana Rosa de Araújo (Vila Mariana, SP), onde realizamos o Jogo Lúdico com sete turmas de alunas e alunos de quatro a seis anos, divididas em dois dias. Durante as práticas propostas, introduzimos alguns conceitos relacionados à mobilidade urbana e deslocamento ativo por meio de brincadeiras, as quais, além de contribuir para um aprendizado efetivo, desenvolvem a motricidade, o equilíbrio e o movimento corporal.

‘’As crianças das EMEIs são muito receptivas e engajadas nas atividades propostas pelo Escola Ativa. É muito evidente a relação que fazem entre o se deslocar a pé e brincar, em suas interações e comentários.’’ (Coordenador Márcio de Morais)

Nos dias 23 e 24 de maio, levamos o Jogo Lúdico para a EMEF Profa. Rosangela R. Vieira (Vila Cisper, SP), realizando as atividades com oito turmas de estudantes entre seis e quatorze anos. A partir de uma abordagem adequada à faixa etária, introduzimos conceitos de mobilidade urbana através de jogos em equipe, estimulando o pensamento crítico, trabalho colaborativo e a prática de atividade física. 

As alunas e alunos do Ensino Fundamental II também são beneficiários do projeto de extensão “Serviços públicos de mobilidade ativa” (EACH USP), que conta com a colaboração do Instituto Corrida Amiga e do Metrópole 1:1. O pessoal está por dentro das discussões relacionadas à mobilidade ativa (a pé e por bicicleta) e democratização da cidade, além de já realizarem atividades de leitura urbana! Com isso, temos uma turma muito engajada e participativa nas dinâmicas do Jogo Lúdico propostas pelo projeto Escola Ativa.

‘’Sobre os adolescentes: acredito que o projeto de extensão desenvolvido pela USP já tenha dado uma boa base para eles terem entendimento do que é a mobilidade urbana. […] Sobre as crianças: elas se divertiram muito com os jogos e foram super receptivos e carinhosos.’’ (Socioeducadora Paloma Martins)

E no dia 27 finalizamos as atividades do mês de maio! Fechamos com o Jogo Lúdico em duas escolas: foram três turmas da EMEI Mary Buarque (Tatuapé-SP), no período da manhã, e duas turmas da EMEI Presidente Dutra (Tatuapé-SP), no período da tarde. As crianças responderam muito bem às propostas de interação com movimentos e desafios corporais e tivemos ótimas trocas, dando mais um passo em direção ao impacto positivo na saúde de todas e todos e estimulando o interesse pelo esporte.

‘’É interessante observar como as atividades do Jogo Lúdico se adaptam às diferentes idades, aplicando os mesmos conceitos de forma diferente e criativa. As crianças das EMEIs se divertem muito aprendendo, já na EMEF a dinâmica fica interessante na hora de estimular a cidadania e o trabalho em equipe.’’ (Socioeducadora Ana Júlia Ribeiro)

Com muito engajamento nas atividades propostas, beneficiamos mais de 400 crianças e adolescentes no mês de maio! Aproveitamos para agradecer o suporte e a participação do corpo docente e coordenadoria das quatro escolas atendidas neste mês.


O projeto Escola ativa: o despertar para o esporte (ano 2), aprovado pelo Governo Federal por meio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, é patrocinado pelo Itaú, via Lei de Incentivo ao Esporte.

camiga