Idioma:

Projeto Escola Ativa continua em 2022!

Com muita alegria, divulgamos que o projeto “Escola ativa: o despertar para o esporte” continuará neste ano! O projeto beneficia cinco escolas públicas localizadas na cidade de São Paulo, atendendo estudantes de 4 a 14 anos e o corpo docente das escolas beneficiadas.

O intuito das atividades lúdico-educacionais do projeto é sensibilizar e despertar nas crianças e adolescentes um olhar mais próximo e esclarecedor sobre o importante papel de ser pedestre, de respeitar e incluir toda diversidade de pessoas e de viver com sabedoria e segurança em nossas vias e nos espaços urbanos. 

A partir do conceito de territórios educativos, abordamos os conteúdos esportivos, educativos e de formação cidadã para as crianças, considerando a caminhada e a apropriação do espaço público como ferramentas fundamentais para a formação e o desenvolvimento integral. Dessa forma, os processos de aprendizagem estimulam um senso crítico sobre as dinâmicas da cidade e da rede de mobilidade urbana, permitindo que as crianças e adolescentes possam reconhecer os problemas e refletir sobre possíveis ações no território. 

Uma vez que as cidades são compreendidas como instrumentos pedagógicos, são propostas reflexões acerca da necessidade delas serem construídas voltadas aos interesses e necessidades da sociedade, a qual é composta por pessoas de diversas características: pessoas idosas, crianças, pessoas com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida, etc.

Acreditamos que espaços extramuros à escola dedicam-se a compreensão dos problemas coletivos e estão voltados à formação para a cidadania e aprendizagem política dos direitos das cidadãs e cidadãos, complementando e potencializando saberes para a vida em coletivo, sendo espaços importantes para a inclusão social, valorização e resgate cultural e ressignificação do sentimento de pertencimento ao território. Dessa forma, buscamos estimular a interação das crianças e adolescentes com o meio em que vivem, promovendo autonomia e conhecimento sobre o ambiente e o contexto em que estão inseridas.

Bonde a Pé para a Praça Novo Mundo | EMEI Ana Neri


Buscamos promover a cidadania ativa e incentivar a prática da caminhada e corrida como meios ativos de deslocamento cotidiano, além de despertar o interesse pelo esporte e promover um impacto positivo na saúde de todas e todos. 

O projeto é desenvolvido diretamente com as/os educadoras/es para concretizar o processo educativo dentro e fora da escola, a fim de requalificar as práticas, tempos e espaços educativos e promover a ampliação das experiências educadoras sintonizadas com o currículo escolar e com os desafios acadêmicos sob a perspectiva da educação integral.

Conversa e troca de experiências com as alunas e alunos antes da prática Circuito do Pedestre | EMEF Infante Dom Henrique


Sendo assim, as atividades do projeto Escola ativa são desenvolvidas a partir da abordagem das temáticas da educação ambiental, esporte e lazer, cultura e arte, promoção da saúde e cidadania ativa, e com base no diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes da comunidade em diferentes espaços.

O projeto Escola ativa: o despertar para o esporte (ano 2), aprovado pelo Governo Federal por meio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, é patrocinado pelo Itaú, via Lei de Incentivo ao Esporte.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das atividades do projeto!


Dúvidas ou sugestões? Entre em contato com a gente: contato@corridaamiga.org

camiga