Idioma:

Cartilha EducANDO nos Espaços Públicos: Práticas Lúdicas para Ação Climática

As políticas públicas de planejamento urbano e de mobilidade urbana são ditas “neutras”, mas será que elas atendem igualmente a todas as pessoas? Será que homens e mulheres sofrem o mesmo impacto do planejamento urbano centrado nos automóveis?

A partir do desejo de transformar as ruas em espaços mais acolhedores e sustentáveis para todas as pessoas e de contribuir com a educação para a mobilidade urbana para crianças e adolescentes, nós desenvolvemos a cartilha EducANDO nos Espaços Públicos: Práticas Lúdicas para Ação Climática.

Neste material apresentamos uma abordagem introdutória sobre mobilidade urbana e seu impacto na crise climática, além de importantes interseccionalidades na leitura e políticas urbanas, como questões de gênero e raça e suas relações com as dinâmicas na cidade. 

Ao final, apresentamos práticas pedagógicas para ação climática, as quais, de forma lúdica, aproximam os sujeitos, suas ações e os territórios onde elas acontecem (escola e cidade).

A publicação é um dos desdobramentos do projeto “EducANDO nos espaços públicos: infância e mobilidade ativa”, que contou com o apoio do Fundo Casa Socioambiental e da Global Alliance for Green and Gender Action (GAGGA). 

Esperamos que a leitura possa gerar boas reflexões e estimular formas mais sustentáveis de se deslocar e ocupar o espaço público!

camiga