Idioma:

Bonde a Pé com a ONG Luz e Lápis | Projeto EducANDO nos espaços públicos

Com muita alegria, no dia 24 de novembro realizamos o primeiro Bonde a Pé do projeto “EducANDO nos espaços públicos: infância e mobilidade ativa” com as crianças no entorno da ONG Luz e Lápis, unidade Santo Amaro.

Contamos com a participação de 36 alunas e alunos e 4 educadoras que, durante todo o caminho, foram incentivadas a olhar para os espaços públicos e perceber as qualidades e os desafios de se locomover a pé pela cidade. Além disso, também foram observadas possíveis melhorias no trajeto, como calçadas, iluminação, descarte de lixo e travessias.

Ao retornar à unidade, os socioeducadores da Corrida Amiga que estavam conduzindo a atividade conversaram com as crianças sobre os elementos encontrados e a falta de espaços públicos qualificados para o lazer no entorno da ONG Luz e Lápis. Assim, como encerramento da dinâmica, as crianças desenharam seus desejos e ideias para os espaços de brincar na cidade, incorporando elementos como árvores e brinquedos, como escorregador e balanço, nos desenhos. 

Esse projeto é um dos 10 projetos brasileiros selecionados na iniciativa “Mulheres liderando a Ação Climática”. A iniciativa, lançada pelo Fundo Casa Socioambiental, o qual faz parte da aliança global GAGGA (Global Alliance for Green and Gender Action), selecionou projetos liderados por mulheres e que atuam com o tema das mudanças climáticas.

Nos próximos meses, seguiremos com as atividades educativas e lúdicas, de forma remota e presencial, com crianças das duas unidades do Centro Educacional Infantil Luz e Lápis, localizadas nos distritos de Santo Amaro e Jardim São Luís, Zona Sul da cidade de São Paulo. Além disso, estão previstas oficinas nos temas abordados pelo projeto para a sensibilização das educadoras e coordenadoras das instituições, no contexto de educação sobre a mobilidade ativa, clima e gênero.

Serão também atividades do projeto:

  • Elaboração de uma cartilha digital de atividades pedagógicas com informações e exemplos de atividades que abordem os temas de mobilidade, clima e gênero.
  • Intervenções no interior e nos arredores externos das unidades de ensino, inspiradas em ações de urbanismo tático, com o objetivo de informar sobre os benefícios da mobilidade ativa para o meio ambiente, saúde e bem-estar, além de contribuir para a melhoria da segurança viária local e promover a prática de atividades físicas, por meio de caminhadas e corridas, e a ocupação dos espaços públicos.

Em dezembro faremos o segundo Bonde a Pé com as crianças da ONG Luz e Lápis, unidade Guarapiranga. Fique de olho em nossas redes sociais e acompanhe! 

camiga