Idioma:

Oficina Mobilidade, Clima e Gênero e Formação Bonde a pé com Educadoras da ONG Luz e Lápis

As atividades do projeto “EducANDO nos espaços públicos: infância e mobilidade ativa”, com o apoio da Global Alliance for Green and Gender Action (GAGGA) e do Fundo Casa Socioambiental, continuam 🙂 

No dia 09 de outubro realizamos a oficina piloto sobre clima, gênero e mobilidade! O Arthur Santana, coordenador de projetos e a Paloma Martins, socioeducadora, conduziram a atividade para a equipe de voluntariado e tivemos a oportunidade de ouvir as opiniões e sugestões do grupo para aprimoramento da dinâmica! Mais uma vez, agradecemos muito a presença das voluntárias e voluntários que sempre participam e contribuem com ideias para o desenvolvimento das atividades.

Esse encontro foi uma preparação para as oficinas de sensibilização com as educadoras e coordenadoras da ONG Luz e Lápis sobre a mobilidade ativa, clima e gênero. Uma delas aconteceu no dia 29 de outubro, com cerca de 20 educadoras da ONG Luz e Lápis. Foi um momento para conversarmos sobre as intersecções entre Clima, Gênero e Mobilidade, trazendo esses assuntos materializados e exemplificados a partir das vivências cotidianas e contextos de cada uma das participantes.

Após, realizamos o Bonde a pé no entorno da unidade do Guarapiranga com o intuito de vivenciar a atividade e também de coconstruir em conjunto os trajetos a pé a serem realizados com as crianças, em novembro de dezembro.

 

Esse projeto é um dos 10 projetos brasileiros selecionados na iniciativa “Mulheres liderando a Ação Climática”! A iniciativa, lançada pelo Fundo Casa Socioambiental, o qual faz parte da aliança global GAGGA (Global Alliance for Green and Gender Action), selecionou projetos liderados por mulheres e que atuam com o tema das mudanças climáticas.

Nos próximos meses, seguiremos com as atividades educativas e lúdicas, de forma remota e presencial, com crianças das duas unidades do Centro Educacional Infantil Luz e Lápis, localizadas nos distritos de Santo Amaro e Jardim São Luís, Zona Sul da cidade de São Paulo. Além disso, estão previstas também, oficinas nos temas abordados pelo projeto para a sensibilização das educadoras e coordenadoras das instituições, no contexto de educação sobre a mobilidade ativa, clima e gênero.

Serão também atividades do projeto:

  • Elaboração de uma cartilha digital de atividades pedagógicas com informações e exemplos de atividades que abordem os temas de mobilidade, clima e gênero.
  • Intervenções no interior e nos arredores externos das unidades de ensino, inspiradas em ações de urbanismo tático, com o objetivo de informar sobre os benefícios da mobilidade ativa para o meio ambiente, saúde e bem-estar, além de contribuir para a melhoria da segurança viária local.

 

camiga