Idioma:

Resultados da campanha Calçada Cilada 2021

A campanha nacional Calçada Cilada idealizada pelo Instituto Corrida Amiga, com o apoio de diversos parceiros, busca sensibilizar e engajar a população em favor de cidades acessíveis para todas as pessoas, reforçando a urgência de termos calçadas seguras, largas e adequadas à legislação – importância que vem sendo escancarada no contexto atual, principalmente pela necessidade de distanciamento físico e aumento da caminhada como meio de transporte.

Em sua 8° edição, durante 6 semanas entre julho e agosto de 2021, a campanha mobilizou a população para registrar as ciladas encontradas nas calçadas, enviando imagens e descrição dos problemas por meio dos aplicativos Colab e WhatsApp.

No total foram registradas 514 ciladas. Com ao menos um registro, em 22 municípios de 10 Estados, os números seguem chamando a atenção para a situação da mobilidade a pé nas cidades brasileiras.

A campanha também compilou informações sobre os tipos de ciladas apontadas pela população. O principal problema registrado foram as calçadas irregulares que incluem calçadas estreitas, obstruídas e esburacadas. A falta de acessibilidade e a completa inexistência de calçadas também foram problemas que se destacaram nos registros.

No Brasil, dois terços dos deslocamentos diários da população são realizados a pé, de bicicleta e/ou de transporte público coletivo. Durante a pandemia de Covid-19, de acordo com levantamento realizado pela Rede Brasileira de Urbanismo Colaborativo (Rede Br, 2020), a preferência pelo deslocamento a pé cresceu em todo país. Entretanto, a maioria das vias não dispõe de calçadas adequadas, que respeitem a norma de 1,2 metro de faixa livre para pedestres. Isso reforça a crescente demanda por melhorias na infraestrutura do transporte a pé, já que uma considerável porcentagem das calçadas do Brasil apresentam problemas e oferecem riscos à população.

Agradecemos a todas as pessoas que participaram de alguma forma da campanha, e com muito orgulho, compartilhamos o Relatório completo da Calçada Cilada 2021.

Como de costume, todos os dados serão encaminhados ao poder público e seguiremos acompanhando as respostas, bem como, engajando e ampliando a voz da cidadania pela mobilidade ativa.

camiga