Idioma:

Projeto Escola Ativa: o despertar para o esporte

O projeto Escola Ativa visa promover a cidadania e a atividade física na rotina dos estudantes por meio da caminhada e da corrida, inserindo a prática de atividade física diária durante o deslocamento cotidiano e despertando nas crianças o interesse pelo esporte.

Desde maio de 2021, estão sendo realizadas atividades lúdico educacionais e elaborados materiais pedagógicos e informativos que visam aproximar as crianças e toda comunidade escolar aos espaços onde vivem e sensibilizá-las sobre as práticas de atividade física e seus benefícios.

A seguir apresentamos as atividades que estão sendo desenvolvidas com as crianças dos ensinos infantil e fundamental (04 a 11 anos). Confira!

Jogo Lúdico

Uma das atividades que faz parte do projeto Escola Ativa é o Jogo Lúdico. Com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da atividade física no cotidiano, criamos uma dinâmica lúdica de escuta ativa com propostas de interação com movimentos e desafios corporais.

O roteiro do jogo voltado para o ensino infantil é composto pela história de um gatinho que dialoga com as crianças sobre os meios de locomoção adotados pelas famílias nos trajetos de ir e vir da escola. O material em vídeo, criado na plataforma Scratch, pode ser acessado aqui. Para os anos finais do ensino fundamental, a atividade foi desenvolvida com outras dinâmicas adequadas às idades das crianças, inserindo novos jogos e movimentos corporais.

Atualmente, esta atividade está sendo realizada de modo online e presencial, atendendo as diferentes faixas etárias e turmas das cinco escolas beneficiadas pelo projeto.

Atividade realizada em 22 de julho na EMEI Ana Neri

Circuito do Pedestre

Essa atividade compõe a etapa que chamamos de Formação para Crianças. Assim como o Jogo Lúdico, também adaptamos o Circuito do Pedestre para ser realizado de modo online e, recentemente, iniciamos as atividades presenciais.

Presencial

Como o momento atual exige flexibilidade, adaptamos a atividade presencial de acordo com o protocolo sanitário elaborado pela equipe. No Circuito do Pedestre realizado presencialmente, montamos diversas estações para simular as situações que encontramos ao andar pelas calçadas nas cidades, as quais representam os desafios da rede de mobilidade a pé. Para manter a segurança, as crianças estão sendo divididas em diferentes turmas e períodos.

Online

Para o modo virtual, o circuito foi adaptado mantendo o amplo repertório de movimentos da atividade presencial. A dinâmica é realizada com o uso de alguns objetos que podem ser encontrados em casa, os quais deixam as atividades ainda mais desafiadoras! Ao longo do circuito, elaborado no Scratch, as crianças se deparam com diversos desafios enfrentados pelo personagem do gatinho ao caminhar pela cidade, que as colocam em cenários de desafios corporais para realizar em casa, dialogando com conceitos de acessibilidade, sustentabilidade e cidadania.

Atividade realizada em 28 de julho na EMEI Presidente Dutra

Bonde a pé

Em breve iniciaremos os Bondes a Pé, que são caminhadas guiadas no entorno da escola para promover atividade física e também observar como é possível melhorar o caminho na ida e na volta da escola, identificando melhorias no entorno, como calçadas, iluminação, descarte de lixo e travessias. Fique de olho!


Intervenções lúdicas nas escolas

No projeto também está previsto um projeto de intervenção no espaço escolar com mapa informativo sobre o entorno, em formato de banner, e placas com informações, curiosidades e de indicação dos espaços, as quais serão dispostas em locais estratégicos em cada escola beneficiada pelo projeto, de acordo com o levantamento espacial e estudos realizados in loco, sendo definidas em conjunto com a coordenação escolar.

O objetivo é sensibilizar as crianças sobre os benefícios do deslocamento a pé e da prática de atividade física através de informações lúdico-educacionais disponibilizadas no espaço interno das escolas.

Esta etapa já está em andamento e nas próximas semanas compartilharemos mais informações!


Desde o início do projeto até o mês de julho, tivemos 750 participações em nossas atividades, considerando a presença de estudantes e do corpo docente de cada escola. Confira a seguir as escolas beneficiadas:

  • EMEI Ana Neri (Vila Maria, São Paulo/SP)
  • EMEI Dona Ana Rosa de Araújo (Vila Mariana, São Paulo/SP)
  • EMEI Mary Buarque (Tatuapé, São Paulo/SP)
  • EMEI Presidente Dutra (Tatuapé, São Paulo/SP)
  • EMEF Infante Dom Henrique (Canindé, São Paulo/SP)

 

Atividade realizada em 21 de julho na EMEI Presidente Dutra


Para saber mais sobre o desenvolvimento do projeto Escola Ativa e acompanhar todas as nossas ações, confira o relatório semestral
aqui.

A preocupação com a segurança sanitária continua presente nas ações promovidas pelo Instituto Corrida Amiga e, por isso, elaboramos um material com o objetivo de promover a transparência em relação ao planejamento da ONG para a realização de atividades presenciais. Confira o nosso Protocolo Sanitário para atividades presenciais.


O projeto foi aprovado pelo Governo Federal por meio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e patrocinado pelo Atacadão, via Lei de Incentivo ao Esporte.

camiga