Idioma:

Bonde a Pé Técnico com estudantes de arquitetura da FIAM FAAM – programa “Bairro Amigo do Idoso”

“Vencer na vida é manter-se de pé quando tudo parece estar abalado. É lutar quando tudo parece adverso. É aceitar o irrecuperável. É buscar um caminho novo com energia, confiança e fé.” DORINA NOWILL

Aula aberta na praça Dorina Nowill com alunos da FIAM-FAAM.

No dia 09/03 realizamos um Bonde a Pé técnico com cerca de 50 estudantes de arquitetura da FIAM-FAAM, no âmbito do programa “Bairro Amigo do Idoso” que a faculdade está iniciando com a subprefeitura da Vila Mariana. 

Iniciamos a manhã com uma aula aberta na praça Dorina Nowill, local que recebe o nome dessa grande mulher que dedicou boa parte de sua vida em prol do desenvolvimento pleno e inclusão social das pessoas com deficiência visual. Por isso, idealizou a Fundação Dorina, que trabalha há mais de 70 anos para facilitar a inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão. 

Na aula aberta, abordamos vários aspectos que compõe a rede de mobilidade a pé, tais como: calçada, acessibilidade, iluminação, vegetação / arborização, rede cicloviária,  mobiliário urbano, mini-praças e parklets, travessias, fachada ativa e uso misto, conectividade com outros meios de transporte, sistema de informação ao pedestre e usuário do transporte público e segurança pessoal e viária. 

Após a aula, seguimos para a parte prática – a caminhada do Bonde a Pé Técnico – e, além de nossa metodologia técnica, utilizamos também alguns instrumentos lúdicos e de aferição:

  • Pedômetro: medição de passos, calorias e distância percorrida;
  • Fita métrica: medição da largura das calçadas e faixas de pedestres de acordo com legislação municipal e normativas da CET;
  • Contador: instrumento utilizado para contagens diversas. No caso, podemos contar fluxos de pessoas, ciclistas, mobiliário urbano, lixeiras, arborização etc ou aquilo que for mais interessante de acordo com o propósito do projeto de vocês;
  • Cronômetro: medição do tempo semafórico e ligação com metodologia estabelecida pela CET;
  • “Pegador” de resíduos.

Bonde-a-Pé-técnico-com-estudantes-de-arquitetura-da-FIAM-FAAM-programa-Bairro-Amigo-do-Idoso1

Caminhada do Bonde a Pé Técnico com os(as) alunos(as) da FIAM-FAAM.
Caminhada do Bonde a Pé Técnico com os(as) alunos(as) da FIAM-FAAM.

No trajeto, passamos por vários equipamentos de saúde (maternidade, Instituto Jô Clemente (antiga APAE), Hospital SP e do Rim, UNIFESP, AACD) e finalizamos o papo na estação de metrô AACD. 

Bonde a Pé Técnico com os(as) alunos(as) da FIAM-FAAM.
Finalização do Bonde a Pé Técnico com os(as) alunos(as) da FIAM-FAAM na estação de metrô AACD.

Para sensibilizar os futuros profissionais de urbanismo para o desenho universal e cidade para todos e todas, fizemos alguns exercícios de empatia, utilizando vendas, bengalas e elásticos de simulação de mobilidade reduzida. 

Bonde-a-Pé-técnico-com-estudantes-de-arquitetura-da-FIAM-FAAM-programa-Bairro-Amigo-do-Idoso14

Agradecemos muito à FIAM-FAAM pelo convite, aos estudantes que participaram de forma muito engajada na atividade e ao grupo de voluntariado do Instituto Corrida Amiga que conduziu a ação. 

Tem interesse em ser voluntário(a) da Corrida Amiga e atuar em atividades que promovem e estimulam a mobilidade a pé, um modo de vida sustentável e o envelhecimento ativo? Participe do nosso treinamento e faça parte da nossa equipe de voluntariado!

O 2° Treinamento de Voluntariado 2020 acontecerá no dia 21 de Março (sábado) das 9h30 às 17h30 no espaço do Canto CidadãoAo participar, é possível atuar nas atividades da ONG em escolas públicas, em instituições de pessoas idosas ou pessoas com deficiência, campanhas com figuras públicas, eventos, festivais, etc. Para se inscrever basta preencher o formulário aqui!

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *