Idioma:

Participação na Arena ANTP 2019

A Corrida Amiga participou mais uma vez da Arena ANTP 2019 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana.

Como nas edições anteriores, a ANTP  convidou o público para a discussão  sobre mobilidade urbana, transporte e trânsito. A Corrida Amiga contribuiu para essa discussão apresentando trabalhos sobre os temas, e ofereceu Bondes a Pé entre o metrô e o Transamérica Expo Center, e também entre Hotel Transamérica São Paulo  e o local do evento.

Os Bondes a Pé de ida aconteceram sempre das 8h00 às 9h00 da manhã saindo da estação Santo Amaro do metrô e do Hotel Transamérica São Paulo. A volta – das 18h00 às 19h00 – tinha como destino, também os dois locais. Assim, a ANTP e a Corrida Amiga ofereceram mais uma alternativa de transporte para os participantes do congresso, incentivando um deslocamento mais saudável, rápido e econômico.

Ainda realizamos um Bonde a Pé técnico introduzindo conceitos sobre transporte a pé, mobilidade urbana, caminhabilidade, fatores que desafiam e privilegiam o caminhar pela cidade, despertando assim um olhar mais aguçado para a cidade.

Dentro do congresso a Corrida Amiga apresentou dois trabalhos:

  • “Bondes a Pé: o estudo de caso do Festival do Japão 2018”.
    Realizado por Bibiana Tini, Lucas Ota e Mity Hori, o trabalho apesentou a participação da Corrida Amiga no 21º Festival do Japão levando os Bondes a Pé. Os resultados demonstraram que o incentivo ao transporte a pé para os visitantes do festival se mostrou acertado, pois reduziu a utilização de transporte motorizado fretado para traslado entre a estação de metrô e o evento.
  • “Mobilidade a Pé para crianças: experiências nas escolas públicas de São Paulo.”
    Neste trabalho  produzido por Bruno Garcia, Renato Mello e Silvia Stuchi, foram apresentadas as atividades realizadas pelo Instituto Corrida Amiga dentro das escolas públicas de São Paulo. Os resultados de alcançados com os Bondes a Pé e Circuitos do Pedestres nas escolas reforçam a importância de trabalhar a pauta dentro do território educativo e de que levar as crianças para rua.

O Como Anda também apresentou o trabalho “Como anda: fortalecendo a mobilidade a pé no Brasil”.  A apresentação abordou o movimento pela mobilidade a pé no país dentro do contexto dos três primeiros anos do projeto e seus principais objetivos.

Veja o relatório completo da participação pelo link.

antp 2019

Agradecemos à organização do congresso, aos facilitadores dos bondes a pé, e ao público que prestigiou nossos trabalhos e nossos bondes.

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *