Idioma:

Resultados Calçada Cilada 2019

logotipo (png)

No dia 30/04 terminou mais uma campanha Calçada Cilada idealizada pela Corrida Amiga, de São Paulo, com o apoio de cidadãos e cidadãs nas regiões sudeste, centro-oeste, sul e nordeste e norte do Brasil. As calçadas são o nosso primeiro contato com o espaço público, são as vias por onde caminhamos e acessamos quaisquer serviços na cidade. Em algum momento do dia, todos somos pedestres e acessaremos as calçadas. Portanto, calçadas sem ciladas são a garantia inicial do acesso à cidade perpassando a garantia de direito à cidade.

Durante todo o mês de abril de 2019, a campanha nacional Calçada Cilada mobilizou suas redes e convidou a população a participar de um mutirão de mapeamento da situação das calçadas de todo o Brasil. No total foram registrados 1571 ciladas ao pedestre, chamando a atenção para situação da mobilidade a pé nas cidades brasileiras (dados completos aqui). Assim como nas outras edições, que ocorrem desde 2014, o objetivo principal é engajar a população em favor de cidades mais caminháveis e acessíveis. Esse ano com ao menos uma participação em 38 municípios e 10 estados, os números seguem revelando, infelizmente, a falta de compromisso e o estado crítico das nossas calçadas, ruas, passagens e caminhos. Os principais apontamentos indicam calçada irregular, falta de acessibilidade e calçada inexistente. Também merecem destaque os buracos, obstáculos e lixo.

Com este número chegamos a mais de 8000 fiscalizações feitas nas seis edições da campanha.

Veja todos os resultados no relatório completo campanha

Relatório Calçada Cilada 2019

Cases Positivos

Ribeirão Preto (SP)
Os dados da campanha estão embasando diretrizes de mobilidade a pé para o Plano de Mobilidade da Cidade.

Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG)
O Movimento Nossa BH lançou um edital pra incentivar organizações na articulação para a calçada cilada. Os coletivos selecionados ficaram livres para propor ações durante a campanha, e em troca obtiveram ajuda de custo, assessoria técnica durante a campanha, entre outros.

Rio de Janeiro (RJ)
A Fundação Parques e Jardins nos retornou para esclarecer registros da campanha realizados na Avenida Lineu de Paula Machado e na Rua Haddock Lobo, mencionando prazo para o reparo da calçada. A área é de responsabilidade da prefeitura por se tratar de local que recebeu projeto urbanístico.

Parcerias com Universidades
Em Curitiba (PR) também com o Grupo de Estudos em Transportes da UFPR, no qual foram realizadas conversas com especialistas para levantar o debate da temática na comunidade acadêmica. Em Teresina (PI), contamos com o apoio da universidade Federal, que engajou estudantes de arquitetura para avaliar a caminhabilidade no centro da cidade.

[Pós-Campanha] E agora?

Durante o mês de maio, todas as fiscalizações obtidas serão encaminhadas aos órgãos responsáveis pelas pessoas que articularam no intuito da mobilização causar impactos e gerar transformações reais.

Mais informações? Fale com a gente contato@corridaamiga.org

 

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *