Idioma:

Campanha Calçada Cilada 2021

A Campanha Calçada Cilada 2021 está a todo vapor!

Desde 2014, a Corrida Amiga promove a Campanha Calçada Cilada, iniciativa que compreende atividades práticas e educativas para fortalecer o diálogo e ações entre sociedade, poder público e setor privado por calçadas caminháveis e acessíveis.

Em sua 8ª edição, a campanha chama atenção da sociedade brasileira para as condições da rede de mobilidade a pé nas cidades, especialmente nos arredores de instituições de educação, saúde e nos espaços de acesso ao transporte público coletivo, convidando a população a indicar os locais onde melhorias nas calçadas são necessárias. 

Você acha que a sua cidade é caminhável? 

O Instituto Corrida Amiga, em parceria com o Colab, quer saber quais são os principais problemas encontrados no seu deslocamento a pé! Vale registrar buracos, entulhos, falta de rampas de acesso ou até mesmo ausência de calçadas. Os apontamentos serão encaminhados para o poder público e, assim, criamos uma demanda coletiva por melhorias em várias cidades do Brasil.

Contamos com a livre participação da população para identificar as ciladas e somar na campanha, reforçando a urgência de termos calçadas seguras, largas e adequadas à legislação – importância que vem sendo escancarada no contexto atual, principalmente pela necessidade de distanciamento físico e aumento da caminhada como meio de transporte.

Vamos conscientizar as pessoas de que este é um assunto de todos e está ao alcance de qualquer um fazer a diferença. Inclua na sua rotina um exercício de cidadania ativa e faça parte da nossa campanha!


Como participar?

Existem diferentes atividades que podem ser realizadas, desde o registro das ciladas no aplicativo Colab até articulação política convidando entes públicos e enviando os relatórios ao final da campanha. 

Na imagem abaixo mostramos quatro formas de participação, mas para ficar por dentro de todos os detalhes, acesse aqui. Nesse arquivo você encontra informações de como registrar as condições das calçadas, os materiais e orientações para divulgar a campanha, como articular politicamente e os canais de comunicação.

Também lançamos as atividades voluntárias no Atados! Por lá, é possível se inscrever e contribuir com a campanha em uma ou mais ações. Acesse aqui.

O passo a passo a seguir mostra como registrar as ciladas no app Colab. Confira:

  • baixe o aplicativo Colab, disponível gratuitamente para as plataformas Android e iOS e, no próprio aplicativo, faça o login ou cadastre-se;
  • na barra inferior, clique no ícone do meio (feed) e depois no ícone da câmera para registrar um problema;
  • siga os quatro passos seguintes:
    passo 1: insira o endereço da cilada encontrada;
    passo 2: selecione a categoria correspondente ao problema fiscalizado, por exemplo “Calçada Irregular”;
    passo 3: tire ou selecione a(s) foto(s) da calçada cilada;
    passo 4: descreva o problema dessa calçada, inclua na descrição a hashtag #cilada e, por fim, clique em “Publicar”.

Não deixe de conferir de todas as informações em nosso site. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente! 🙂
Bora participar da Calçada Cilada 2021 e engajar a população em favor de cidades acessíveis para todas as pessoas!


Caminhe com segurança e não se esqueça de usar corretamente sua máscara facial! Recomendamos que registre as ciladas em seus deslocamentos a pé cotidianos e que adote os protocolos sanitários necessários.

camiga