Idioma:

Guia do Transporte a Pé – Atualizações Covid-19

atualização guia transporte a pé - pandemia

A maioria da população brasileira utiliza o transporte a pé e o transporte coletivo diariamente como principal meio de transporte. Aproximadamente 40% dos brasileiros se deslocam exclusivamente a pé e 28% dos deslocamentos diários são feitos por transporte coletivo, que sempre incluem um trecho a pé, representando 68% do total dos deslocamentos diários no país (ANTP, 2017; Como Anda, 2020). Por conta da Covid-19, a preferência por andar a pé subiu de 9% para 23% no Brasil (Rede BR, 2020). E 32% da população paulistana passaram a andar mais a pé (Rede Nossa São Paulo, 2020).

Assim, no intuito de ajudar a disseminar boas informações sobre o tema “deslocamento a pé com segurança sanitária”, atualizamos o nosso Guia do Transporte a Pé. Essa é a 4ª versão do Guia que já vem sendo construído de modo colaborativo há alguns anos.

As atualizações em decorrência da pandemia tratam de, por exemplo:

Máscara

O uso da máscara dificulta a respiração, especialmente quando estamos em movimento… No entanto, seu uso é de extrema importância para prevenir a transmissão da doença causada pelo novo corona vírus.  Além de evitar aglomerações, lembre-se de trocar a máscara depois de 4 horas de uso ou sempre que ela estiver molhada, suja ou danificada. Para realizar a troca, busque ambientes abertos ou com boa circulação de ar. Então, lembre-se: ao sair de casa, tenha uma máscara extra e um frasco de álcool em gel.

IMPORTANTE – SIGA ESSAS DIRETRIZES PARA USAR CORRETAMENTE SUA MÁSCARA FACIAL, TAMBÉM AO SE DESLOCAR A PÉ: 

  • Lave as mãos antes e depois de tocar na máscara
  • Toque apenas nas alças ao colocar e tirar a máscara
  • Certifique-se de que a máscara cobre nariz, boca, queixo e não fique folgada nas laterais do rosto. Se ajustar a máscara, lave as mãos
  • Certifique-se de que consegue respirar e falar através da máscara
  • Lave as máscaras reutilizáveis após o uso. Se a máscara for descartável, descarte-a corretamente quando estiver suja ou danificada

PARA PROTEGER A SI MESMO E AOS OUTROS, EVITE ESSES ERROS COMUNS NO USO DE MÁSCARAS:

  • Não se recomenda o uso de bandanas, polainas ou máscaras com válvulas
  • Não toque na sua máscara enquanto ela estiver sendo usada
  • Não use a máscara sob o queixo com nariz e boca expostos
  • Não deixe seu nariz ou boca descobertos
  • Não remova a máscara quando estiver perto de outras pessoas, em local público
  • Não compartilhe sua máscara com familiares ou amigos

Fonte:
Johns Hopkins (2020). How to Properly Wear a Face Mask: Infographic.
OMS (2020). “Orientação sobre o uso de máscaras no contexto da COVID-19”.
Imagens: Johns Hopkins (2020)
Adaptado e traduzido por: Instituto Corrida Amiga

Teste a máscara antes, em casa!

Antes de realizar seu deslocamento a pé, teste em casa:

  • Tente alguns modelos diferentes para verificar aquele que te deixe mais confortável
  • Caminhe em casa, pelos cômodos e quintal, ou faça um treino rápido funcional (tem várias opções de app/aulas no Youtube), algo que te faça aumentar a frequência cardíaca – similar a caminhada/corrida

Assim, ficará mais fácil acertar o modelo mais adequado ao seu perfil 😉

Distanciamento

atualização guia transporte a pé - pandemia Estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Leuven e Eindhoven, analisando o espalhamento de gotículas de saliva, mostra que, durante atividades físicas ao ar livre, pode atingir muitos metros (!!!). Ou seja, a recomendação da OMS de 1,5- 2,0 metros segue válida, mas parece que pode ser insuficiente para práticas de atividade física ao ar livre, quando você se exercita logo atrás de outras pessoas.

O artigo “Social Distancing v2.0: During Walking, Running and Cycling” (Blocken et al., 2020) recomenda que os caminhantes fiquem, pelo menos, 4 metros de distância uns dos outros, para evitar nuvens de gotículas de outras pessoas que estão se exercitando. O artigo ainda não passou por pareceristas e há algumas controvérsias científicas relacionadas. No entanto, mesmo não tendo conclusão sobre, mantenha distância, o máximo possível, e evite contato físico.

Superfícies

Evite tocar em botoeiras de semáforo, corrimãos de escadarias, maçanetas e não se escore em postes ao esperar o semáforo abrir. Evite também usar o celular ou outro equipamento durante seu deslocamento. Se tocar em alguma superfície ou objeto, lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

IMPORTANTE: Evite tocar no seu rosto desde que sair de casa até o momento do retorno, quando irá lavar as mãos com sabão ou álcool gel.

Limpeza da sola do calçado

Para evitar levar a contaminação para os ambientes internos, ao entrar no local de destino, tire o calçado e deixe em um local que não tenha muito acesso. Ali, higienize a sola com uma solução de água com água sanitária ou com álcool 70%. Limpe o local regularmente, assim como o capacho (GDF, 2020). Não se esqueça de lavar as mãos após calçar ou tirar os sapatos. Ainda, caso durante o trajeto tenha que amarrar o cadarço ou mexer no tênis, não coloque as mãos no rosto até conseguir lavá-las corretamente. 

Fonte: GDF (2020). Orientações de cuidado e autocuidado com a saúde física e mental em tempos de pandemia da covid-19.

E você, quais medidas está adotando para realizar o deslocamento a pé de forma segura, em tempos de pandemia? Confira nosso Guia completo!

camiga