Idioma:

Os arredores de nossas instituições parceiras: mapeamento de pontos de interesse e sua acessibilidade

Como já falamos por aqui, no final de 2019 realizamos um encontro para o balanço do ano e o planejamento de 2020, no qual voluntários contribuíram com inúmeras ideias. E, assim, surgiram os grupos de trabalho, pelos quais podem participar ativamente no fortalecimento e aprimoramento das metodologias da ONG – ou seja, os GTs são ideias dos voluntários para os voluntários

São 3 grupos que iniciaram suas reuniões em fevereiro:

  • O GT1, Grupo de Trabalho Rotas e Mapeamento
  • O GT2, Grupo de Trabalho Novas Metodologias
  • O GT3, Grupo de Trabalho Atividades no Instituto Jô Clemente (antiga APAE) 

A primeira atividade do GT1 foi compilar informações sobre pontos de interesse nos arredores das instituições parceiras, onde a Corrida Amiga desenvolve as atividades de Circuito do Pedestre, Bonde a Pé, entre outras. Somados, foram listados mais de 200 destes pontos, localizados entre 5 minutos e 1 hora de caminhada das instituições.

Em seguida, todos esses pontos foram usados para elaborar mapas no Google My Maps, com adição das áreas de distância e tempo de caminhada nos arredores das instituições, geradas pela voluntária Estela Sakihara em software específico. Nestes mapas estão centros culturais, praças, parques, locais de interesse histórico e estações de trem e metrô que, não somente auxiliarão o planejamento de Bondes a Pé, mas também contribuem para que as instituições tenham um panorama do meio onde estão inseridas.

Os arredores de nossas instituições parceiras - mapeamento de pontos de interesse e sua acessibilidade2

Em 2020 temos parceria com diversas instituições como EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil, com crianças de 4 a 6 anos), EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental, com crianças de 6 a 14 anos), o Instituto Ana Rosa, a ONG Canto Cidadão, o Instituto Jô Clemente e o CRI Norte (Centro de Referência do Idoso).

Aqui estão breves descrições do que foi compilado para cada instituição:

No bairro Tatuapé situam-se duas escolas parceiras da Corrida Amiga, a EMEI Presidente Dutra e a EMEI Mary Buarque. A região é dotada de diversas opções de transporte público e possui ótima mobilidade e acesso a partir de outras regiões da cidade, contando com as estações Belém, Tatuapé e Carrão, além de estar localizada próxima à Marginal Tietê e às rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. O bairro possui uma forte tradição industrial e atualmente é caracterizado por suas inúmeras opções comerciais e de serviços.

A EMEI Presidente Dutra, tombada por sua importância cultural pelo CONPRESP, está localizada no Parque São Jorge e em seu entorno podemos encontrar importantes áreas de interesses cultural e arqueológico e remanescentes do Bioma Mata Atlântica. 

A exemplo disso, o Parque Piqueri é uma ótima opção de lazer para as famílias. No Centro Cultural da Penha estão o espaço Mário Zan, Biblioteca José Paulo Paes, Teatro Martins Penna, Fablab, além de estúdios e salas para ensaios. Outro ponto de interesse cultural é o Museu da Cidade de São Paulo (Casa do Tatuapé), tombado pelo CONPRESP, cuja construção foi feita em taipa de pilão. Estes e outros pontos levantados na região ficam a uma distância de até 30 minutos de caminhada da EMEI Presidente Dutra. Dessa forma, constitui-se um grande leque de opções culturais e recreativas para as crianças.

A EMEI Mary Buarque está localizada próxima à estação Tatuapé e à Av. Salim Farah Maluf, região muito movimentada e caracterizada por intenso fluxo de automóveis, o que pode ser considerado como um obstáculo para o acesso aos equipamentos localizados a oeste da escola.

Assim como a EMEI Presidente Dutra, está rodeada por equipamentos de interesse cultural, desde bibliotecas públicas, como a Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo, localizada ao lado da EMEI Mary Buarque, centros culturais e até mesmo o Sesc Belenzinho, há 20 minutos de caminhada da escola. Ademais, em sua proximidade encontra-se a Vila Maria Zélia, uma vila operária inaugurada em 1917 para dar abrigo aos funcionários que trabalhavam em uma companhia de tecelagem na região. 

Em até 2 km de caminhada pode-se chegar a inúmeros destinos identificados no bairro, porém com algumas dificuldades de acesso e segurança devido às características urbanísticas da região, como a presença de grandes avenidas.

A EMEI Dom Pedro I está localizada na região do Ipiranga. A escola possui uma arquitetura que se abre para a praça em que está inserida, o que permite um contato direto dos alunos com a natureza. O bairro tem uma história marcada por muitas transformações sociais e principalmente urbanas, devido à industrialização e desenvolvimento da cidade. Há uma variedade de construções institucionais, turísticas, casas e vilas operárias com arquitetura marcada pela história.

No entanto, pelo mapeamento é possível perceber que mesmo com a variedade de destinos, há desafios impostos pela distância desses locais. No entorno imediato, em caminhadas de até 15 minutos, há apenas dois espaços culturais e um centro esportivo. A maior concentração de destinos está à 3km de distância da EMEI. 

A escola EMEI Dona Ana Rosa está localizada em uma região com muitos locais legais e de fácil acesso a pé.  A região da Vila Mariana é rica em museus, centros culturais e áreas verdes de lazer, como o parque Ibirapuera. Em caminhadas de 15 a 30 minutos é possível acessar parques como o da Aclimação e a praça Rosa Alves da Silva, além do Centro Cultural de São Paulo e estações do metrô. O Centro de Memória do Corpo de Bombeiros, que está a 30 minutos de caminhada, é um destaque para a visitação de crianças, onde podem conhecer mais sobre a atividade desses profissionais.

Na região de Moema está a EMEI Ignácio Henrique Romeiro. Esta é uma região com diversas praças e parques, importantes equipamentos de saúde e muitas instituições de ensino. O parque das Bicicletas e o Ibirapuera estão a 40 e 60 minutos a pé, respectivamente e existem praças a menos de 15 minutos da EMEI. Entretanto não há muitos equipamentos culturais e localidades de significância histórica nos arredores da EMEI Ignácio Henrique Romeiro, com exceção do Museu Itinerante e o Instituto Casa Vilanova Artigas. A existência de uma linha de metrô na região, sendo que a estação mais próxima da escola, estação Eucaliptos, está a 10 minutos de caminhada, facilita o acesso a outras regiões da cidade.

A EMEI João Mendonça está próxima a vários equipamentos culturais e algumas áreas verdes, além de fácil acesso ao centro da cidade. Entretanto, a transposição da linha de trem pode ser uma dificuldade para acessar localidades ao leste da instituição, assim como os viadutos sobre a Av. do Estado podem ser empecilhos nos deslocamentos no sentido oeste. A proximidade de estação de Metrô/CPTM pode auxiliar a vencer estas barreiras e também facilita o acesso às regiões mais distantes.

A EMEF Infante D. Henrique está no bairro do Canindé, região central de São Paulo. Ao seu redor estão diversas instituições de ensino e de assistência social, além dos rios Tietê e Tamanduateí. O Museu dos Transportes Públicos é uma opção cultural bem acessível, a cerca de 20 minutos a pé da EMEF. A praça da Kantuta é um centro da cultura boliviana em São Paulo com sua feira gastronômica e cultural todos os domingos e está a apenas 500 metros da escola.

Contudo, a maioria dos centros culturais e de lazer estão a mais de 2 quilômetros da EMEF  Infante D. Henrique e além dos rios e das grandes avenidas que os margeiam. A Pinacoteca, o Museu Catavento, o Museu de Arte Sacra e o Parque da Juventude, por exemplo, estão a mais de 40 minutos de caminhada e com percurso restrito por ser necessário transpor rios e grandes avenidas.

O acesso a outras regiões da cidade é facilitado por diversas linhas de ônibus nas avenidas Cruzeiro do Sul e do Estado e pela estação de metrô Armênia, distante 30 minutos a pé da EMEF.

O Instituto Jô Clemente está localizado no Itaim Bibi. O bairro é bastante arborizado, plano e possui calçadas, em sua maioria, em boas condições para caminhadas e acessibilidade. Próximos ao Instituto, em até 15 minutos de caminhada, estão o Parque do Povo, a Biblioteca Anne Frank e a A Casa Bandeirista. O instituto também está próximo de duas estações da CPTM, o que auxilia o acesso às localidades fora do bairro.

O Canto Cidadão fica na região de Pinheiros e é acessível pela estação de metrô Sumaré que está a cerca de 10 minutos de caminhada. É uma região com intenso comércio e diversas opções culturais e de lazer. Em até 20 minutos de caminhada é possível acessar locais de interesse cultural como o Beco do Batman e a praça Benedito Calixto, além de áreas de lazer como a praça Horácio Sabino. 

Apesar da natureza acidentada da região, com muitas ladeiras e escadarias, a grande diversidade de pontos de interesse faz com que muitos sejam acessados em poucos minutos de caminhada.

O Instituto Ana Rosa está na região do Jardim Trussardi, entre as avenidas Francisco Morato e Eliseu de Almeida. Esta é uma região movimentada, com intenso comércio, porém com poucas opções culturais e de lazer.

O parque Luís Carlos Prestes e o parque municipal Chácara do Jockey são as duas principais áreas verdes de lazer na região e estão a 20 e 40 minutos de caminhada do instituto, respectivamente. A estação de metrô São Paulo-Morumbi é a mais próxima do instituto, a cerca de 800 metros, possibilitando o acesso a outras áreas de São Paulo.

O CRI Norte (Centro de Referência do Idoso da Zona Norte) está localizado no Conjunto Hospitalar do Mandaqui, zona norte de São Paulo. Além dos serviços de saúde oferecidos, o CRI possui um Centro de Convivência com uma programação variada de cursos, oficinas, atividades físicas e culturais, com o objetivo de estimular a independência e autonomia das pessoas idosas através do envelhecimento ativo.

Diversas linhas de ônibus que partem da estação do metrô Santana dão acesso ao CRI Norte. Porém o acesso a centros culturais e áreas de lazer a partir do CRI é muito restrito. A região tem relevo acidentado e as calçadas possuem muitos desníveis e degraus irregulares. O Sesc Santana, o Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal e o Parque da Juventude, duas das principais áreas de lazer da zona norte, estão a aproximadamente uma hora de caminhada do CRI. Tal dificuldade de acesso a serviços culturais e de lazer na região fortalece a importância do Centro de Convivência e suas atividades nas instalações do CRI Norte.

Os arredores de nossas instituições parceiras - mapeamento de pontos de interesse e sua acessibilidade1

O acesso aos equipamentos culturais (museus, bibliotecas, teatros, etc) é visivelmente diferente entre a EMEF Infante Dom Henrique, no Canindé, e EMEI Mary Buarque, no Tatuapé. Enquanto só há um museu a menos de 30 minutos de caminhada da EMEF, existem várias bibliotecas, um museu, uma unidade do SESC e um centro cultural nesta mesma distância da EMEI (área azuis delimitam acesso a 15, 20 30 minutos a pé da escola)

 

Quando olhamos para todas essas descrições dos arredores das instituições onde atuamos, notamos uma grande variação no acesso aos equipamentos, sejam culturais, de lazer, de ensino, etc. No primeiro momento esse panorama pode apresentar um desafio, principalmente no desenvolvimento de atividades em instituições com acesso reduzido aos equipamentos públicos de interesse. Mas, encarando esses desafios como algo a ser explorado nas atividades, podemos colocar em pauta a democratização e apropriação dos espaços públicos em qualquer condição de acessibilidade.

Autores: Bibiana Tini, Maria Cristina Scorza, Graziela Mingati, Marcio de Morais, Narciso Oliveira Jr., Rafael Fontes

Voluntários participantes do GT1: Bibiana Tini, Cris Scorza, Estela Sakihara, Gabriela Morita, Graziela Mingati, Marina Alves, Narciso Oliveira Jr., Pedro Makhlouf, Rafael Fontes,Tatiana Harada, Vanda Costa

Quer participar do desenvolvimento das metodologias da ONG através dos Grupos de Trabalho? Mande um email para contato@corridaamiga.org e nos conte suas motivações e de qual grupo gostaria de participar.

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *