Idioma:

Projeto de Extensão na ZL – Parceria USP, Corrida Amiga e Metrópole 1:1

O projeto de Extensão é realizado na EMEF Profa. Rosangela Rodrigues Vieira pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), com o apoio do Instituto Corrida Amiga e Coletivo Metrópole 1:1. O objetivo é compartilhar conhecimento e informações sobre serviços públicos de mobilidade ativa (a pé e por bicicleta) enfocando a integração com o transporte coletivo na estação USP Leste da CPTM.

Crédito: Metrópole 1:1
Crédito: Metrópole 1:1

O recorte geográfico do projeto incide no distrito de Ermelino Matarazzo, especificamente no entorno da EACH-USP.  O bairro de Ermelino Matarazzo possui uma área de 8,70 km² com uma população de quase 110 mil habitantes, sendo a maioria com até o primeiro grau completo e renda média de R$800,00. O local é cortado pela linha 12 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), abrigando o campus da Universidade de São Paulo, contempla terminal de ônibus, e a ciclovia na Rua Dr. Assis Ribeiro, na Zona Leste.  

No trecho da Rua Dr. Assis Ribeiro, em frente à estação da CPTM, a circulação de bicicletas também ocorre aos lados do canteiro central, no trecho entre a Avenida Paranaguá e a Rua Rio Soturno. O traçado proporciona a conexão com a estação CPTM Ermelino Matarazzo (Distância da USP Leste:  2km) e acesso à Vila Jacuí, estimulando a intermodalidade. Ainda, nas estações da CPTM USP Leste e Ermelino Matarazzo há bicicletários, contando com 270 e 200 vagas, respectivamente. 

Nos dias 13 e 14 de novembro foram realizadas duas oficinas de ideias com cerca de 40 alunos da EMEF Profa. Rosangela Rodrigues Vieira.

WhatsApp Image 2019-11-13 at 12.27.40

No próximo dia 26/11 realizaremos uma vistoria no entorno da escola. Os aspectos contemplados na vistoria são:  tipologia da rua; material do piso da calçada; condição do piso da calçada; largura da calçada; dimensão das quadras; distância do transporte de média e alta capacidade; rede cicloviária; fachadas fisicamente permeáveis; fachadas visualmente permeáveis; uso misto;  uso público diurno e noturno; iluminação; fluxo de pedestres diurno e noturno; incidência de crimes; travessias; velocidade máxima permitida de veículos motorizados; atropelamentos; sombra e abrigo; qualidade do ar; poluição sonora; coleta de lixo e limpeza.

Crédito: Metrópole 1:1
Crédito: Metrópole 1:1

Em seguida, a partir da percepção dos próprios alunos, elaboraremos um relatório conjunto para ser encaminhado às subprefeituras de Ermelino e Penha.

 

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *