Idioma:

Resumo de atividades Outubro

O mês de Outubro foi de muitas atividades para a Corrida Amiga. Com oficinas, apresentações, circuitos do pedestre e bondes, recheamos o calendário com muitas participações descobertas pelos caminhos. 

O primeiro fim de semana já foi de muitas atividades. No sábado estivemos presentes no Festival Mais São Paulo Rádio CBN realizando a oficina “Circuito do Pedestre – Mobilidade Ativa”. A atividade aberta para todo o público possibilitou que pessoas de todas as idades pudessem participar do circuito, composto por 6 estações: Estação semáforo e faixa de pedestre, Estação “olha a cabeça”, Estação Calçada Cilada, Estação da acessibilidade, Estação lateralidade e Estação amarelinha do busão a atividade simula as situações vivenciadas no cotidiano dos espaços da cidade.

Agradecemos imensamente ao convite da Fabiola Cidral para participarmos do festival.

E não foi só essa atividade. Ainda no sábado tivemos mais duas atividades:


– No nosso treinamento bimestral novos voluntários foram apresentados aos valores da Corrida Amiga, a conceitos teóricos da mobilidade ativa, sustentabilidade, políticas públicas, saúde, bem-estar e cidadania. Além disso, à convite do Canto Cidadão, puderam ver na prática a metodologia do Circuito do Pedestre sendo realizada com alunos(as) da Escola Mary Moraes e com os jovens do Projeto Ação Voluntária São Paulo.

Treinamento

– E durante a tarde os voluntários do Canto Cidadão também realizaram um bonde a pé no entorno do bairro para reconhecimento e sensibilização para olhar para a cidade, com o apoio da metodologia da Corrida Amiga.

Antes desse fim de semana cheio de atividades, no início do mês a escola EMEF Carolina de Jesus participou do nosso circuito do pedestre. 2 turmas, totalizando aproximadamente 50 crianças que passaram pelos obstáculos do circuito e discutiram a acessibilidade, respeito e cidadania após a experiência.

Outra escola que participou do nosso circuito foi a EMEI Mary Buarque. Na primeira atividade conosco todas as turmas da escola participaram da dinâmica. Divididos em duas equipes de voluntários durante a manhã e a tarde realizamos a atividade, onde desenvolvemos dinâmicas lúdicas em um circuito explicativo da mobilidade colocando em pauta conceitos como acessibilidade, respeito e cidadania.



Ainda nas atividades em escolas, destacamos os Bondes a Pé, de manhã e à tarde, com mais de 300 crianças na EMEI Ana Rosa de Araújo. Como surpresa do bonde, na parte da tarde tivemos intervenção cultural em parceria com o Canto Cidadão, realizando mais um Bonde Cultural a Pé. Desta vez, o ator Felipe Mello interpretou o ‘Coelho Migo’ para falar sobre como cultivar boas amizades.

Os jovens da APAE São Paulo também caminharam conosco nos bondes a pé. O caminho, desta vez foi até a casa-museu Ema Klabin sediada no Jardim Europa em São Paulo.

Em nossa visita fomos acompanhados de educadores da Fundação, e tivemos a oportunidade de explorar a casa e conhecer o grande acervo de objetos vindos de todas as partes do mundo colecionados pela Ema Klabin.

Em seguida, os jovens realizaram uma atividade de produção de Cartões Postais facilitada pelos educadores do Museu. Foi uma oportunidade incrível para o grupo explorar a infraestrutura e particularidades dos arredores do bairro e conhecer um ponto cultural importante da cidade.

Esses foram os destaques no mês de outubro. No total foram 15 atividades no mês em 39 horas de atividades, resultando em 894 pessoas beneficiadas e 770km percorridos. Gostaríamos mais uma vez de agradecer a todos nossos voluntários e instituições parceiras que fazem nosso trabalho ser muito gratificante!

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *