Idioma:

Resumo de atividades em Agosto

A Corrida Amiga começou o mês de Agosto recebendo novas pessoas para agregar ao grupo de voluntários.

No dia 10/08 realizamos nosso terceiro treinamento bimestral. A parte da manhã foi reservada para uma discussão teórica sobre os temas ligados à mobilidade urbana e o transporte ativo. No período da tarde o foco foi a parte prática: primeiro os facilitadores da Corrida Amiga junto com as participantes do treinamento receberam 40 crianças para o Circuito do Pedestre. Logo depois fomos à rua para apresentação do Bonde a Pé na prática, finalizando o dia de aprendizado. Desejamos boas-vindas às novas voluntárias e já deixamos o convite ao público interessado para o nosso próximo treinamento de voluntários/as, que acontecerá no dia 05 de Outubro.

Treinamento Voluntariado

Como o mesmo formato de discussão teórica e prática realizamos uma formação para a rede municipal de ensino no curso ‘Territórios Educativos’ da Diretoria Regional de Educação Penha, compartilhando as metodologias desenvolvidas pelo Instituto Corrida Amiga no âmbito das cidades educadoras. Após a atividade teórica no período da manhã, seguimos com o Bonde a Pé pela Zona Leste, sensibilizando professores/as para a importância da pauta da mobilidade a pé, da acessibilidade e da ocupação do espaço público. Agradecemos muito à DRE Penha, em especial à profª Ana Paula Anjos, pelo convite e pela confiança.

O mês de Agosto também ficou marcado pelos Bondes a Pé que exploraram lugares muito interessantes na cidade.

A EMEI Dona Ana Rosa foi com um Bonde Intermodal até o Centro Cultural São Paulo, onde conheceram um pouco mais sobre a horta e o espaço do Centro Cultural. Leia mais no post muito legal que a escola fez em seu blog.

A APAE também aproveitou o Bonde a Pé para discutir mais uma vez a acessibilidade nas cidades. Desta vez fomos muito bem recebidos pela Universidade Anhembi Morumbi, onde os jovens ouviram um pouco sobre a acessibilidade na universidade e tiraram dúvidas sobre o ensino superior, o que permitiu expandir a conversa sobre o tema.

IMG-20190822-WA0019

Realizamos o primeiro Bonde a Pé em parceria com a EMEI João Mendonça Falcão onde as crianças participantes, a partir da metodologia do Bonde a Pé, aguçaram o olhar para a cidade observando os detalhes no trajeto da escola até o parque Benemérito José Brás. Mesmo no curto caminho encontramos várias curiosidades e foi possível aprender muito sobre acessibilidade e os pedestres da cidade.

O Instituto Ana Rosa foi outra instituição que recebeu sua primeira atividade: no dia 24 montamos o Circuito do Pedestre para o Sábado Esportivo. Durante a manhã, pais e filhos puderam participar juntos do circuito se divertindo, e lógico, aprendendo muito sobre os conceitos de mobilidade, acessibilidade e cidadania através das dinâmicas lúdicas que a atividade oferece.

 

Encerramos nesse mês um projeto que foi muito gratificante e que teve duração de um ano. Se trata do projeto “Casa Cidades”, do Fundo Socioambiental Casa, que contemplou diversas ações da Corrida Amiga, como: a Campanha Calçada Cilada 2019, atividades em escolas públicas, treinamentos e palestras em universidades e treinamento de voluntários e voluntárias da ONG.

Infográfico Fundo Casa_Agosto 2019

Na imagem acima fica registrado, felizmente, o excelente alcance que tivemos com o apoio de parceiros e grupo de voluntários. Extrapolamos o número de pessoas beneficiadas em relação ao previsto inicialmente, no momento de submissão do projeto. Agradecemos imensamente ao Fundo Socioambiental CASA por nos apoiarem e nos darem a oportunidade de realizar tantas atividades que trazem a pauta da mobilidade a pé, da educação integral, da saúde, do envelhecimento ativo e do meio ambiente.

Por fim, o mês também foi de celebração e encontros. No meio do mês realizamos mais um encontro de voluntários, uma ótima oportunidade para conversar, nos conhecermos melhor e trocarmos experiências. Além disso, no dia 28 de Agosto comemoramos o Dia Nacional do Voluntariado. Parabenizamos todas as pessoas que dedicam seu tempo ao trabalho voluntário e agradecemos muito à equipe de voluntários/as da Corrida Amiga por toda a sua dedicação!

Novo Template infográfico

Durante as atividades do mês, a Corrida Amiga realizou 27 horas de trabalho em 10 atividades, beneficiando 334 pessoas. Foram evitadas a emissão de 71 KgCO2e, 512.602 de passos dados e 18.450 calorias. Agradecemos nossos voluntários e voluntárias pela dedicação e engajamento nas ações nesse mês que possibilitaram esses resultados.

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *