Idioma:

Resumo das atividades de Março

A Corrida Amiga no mês de março realizou diversas atividades: do lúdico ao debate, da teoria à prática, levamos esse mês o transporte a pé para todas as idades e de várias formas.
O mês iniciou com a caminhada em homenagem ao dia das mulheres no Centro de Referência do Idoso (CRI). Como de costume, o pessoal do CRI mostrou muita disposição e mais de 70 idosos saíram para caminhar no dia 08/03, mostrando na rua que o transporte a pé é para todas as idades.

Caminhada CRI
Caminhada CRI

Com o Início do período Letivo na APAE demos o pontapé inicial nessa nova parceria. Saímos para andar no entorno da unidade do Itaim Bibi, visitando alguns pontos próximos como o prédio da Google. Duas turmas fizeram o trajeto como início da disciplina de Expedição Urbana oferecida pela APAE. Através da metodologia do Bonde a Pé buscamos despertar o olhar e a atenção dos jovens para a cidade.
Na mesma semana ainda fomos às Casas André Luiz para contribuir no desenvolvimento de atividades que promovam a inclusão de pessoas com deficiência intelectual.

Bonde A Pé APAE
Bonde A Pé APAE

O pessoal das escolas públicas não ficou de fora das nossas atividades de março. Realizamos atividades tanto com os menorzinhos da EMEI Angelo Martino e da EMEI Dona Ana Rosa, quanto com os alunos do fundamental na EMEF Carolina de Jesus.
Na escola Dona Ana Rosa oferecemos o circuito do foquinha para 5 turmas, cerca de 200 crianças que pela nossa atividade foram introduzidas ao tema da mobilidade na cidade. Ouviram e experienciaram as dificuldades de andar na cidade e da acessibilidade pelo brincar. A escola ainda nos presenteou com um post super bacana no site deles, contando sobre como foi receber nossa visita neste dia de atividade.

Ainda com o público escolar oferecemos para duas turmas da EMEF Carolina de Jesus e mais 3 turmas da EMEI Angelo Martino o foquinha. Na metodologia do foquinha é abordada, como base introdutória, o andar na cidade. Através dele é possível que as crianças aprendam de modo lúdico e pedagógico, a importância da nossa cidade e da mobilidade a pé pela cidade permitindo que a conversa seja proveitosa tanto com o pessoal do fundamental quanto do infantil.

No campo universitário, propusemos um Bonde a Pé como uma atividade prática na SP Mobilities 2019. Como o tema (Des)Igualdades em movimento, (I)Mobilidades e o Urbano na América Latina a segunda edição do evento buscou examinar criticamente nossas cidades de posse das lentes das mobilidades. Oferecemos a possibilidade dos pesquisadores analisarem de perto a mobilidade a ativa do caminhar no trajeto do metrô Butantã até a porta do evento, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH – USP), com base na nossa metodologia técnica do Bonde a Pé para universidades.

IMG-20190314-WA0017
Bonde A Pé SPMob2019

Por fim, ajudamos no deslocamento de um evento super interessante proposto pelo coletivo das Vilas Beatriz, Ida e Jataí: A Caminhada das Nascentes, com o objetivo de reconhecer e localizar as nascentes dos principais córregos da região. Além de muito informativo e interessante a caminhada proporcionou um momento de prática de vizinhança, com amigos e famílias (re)descobrindo a cidade para observar a vegetação e a fauna das Vilas, aproximando pessoas de todas as idades.

Caminhada das Nascentes
Caminhada das Nascentes

Em resumo nesse mês foram 545 pessoas atingidas, entre apoiadores e praticantes nas 20 horas de atividades oferecidas.
Por meio do nossos bondes do mês de Março, deixamos de gastar 1781,4 reais em deslocamentos (cálculo médio realizado por app), gastamos mais de 30.000 Kcal e deixamos de emitir aproximadamente 130kg de CO2e, além do incentivo, valorização e reflexão sobre o transporte a pé. No mês de Abril além das nossas atividades iremos pautar ainda mais o caminhar nas calçadas na nossa já conhecida campanha Calçada Cilada, que esse ano vem com cara nova mas com a mesma força de sempre. Então baixem o aplicativo do Colab e vamos mapear as #ciladas de nossas cidades. Mais informações em: http://corridaamiga.org/campanhas/calcada-cilada/

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *