Idioma:

Treinamento

Resumo de Atividades – Outubro

As atividades da Corrida Amiga de Outubro iniciaram ao lado das vovós e vovôs do Centro de Referência do Idoso (CRI Norte) e no Abrigo Frederico Ozanam. Os bondes a pé realizados têm como objetivo continuar um processo de motivar e sermos motivados por pessoas incríveis que tiveram e/ou ainda tem o ato de caminhar muito presente no seu dia-a-dia, como meio de locomoção, exercício para sua autonomia, e ainda, muitas vezes resgatando a memória da caminhada.

O Bonde a Pé  do Cri Norte saiu das áreas do Hospital Mandaqui  rumo ao Parque Estadual Alberto Löfgren, conhecido como Horto Florestal, esse contato externo permite maior sociabilização, ocupação do espaço público e pertencimento do espaço pelo grupo.

Bonde CRI Horto 2Bonde CRI Horto

 

 

 

 

 

 

 

Nas escolas públicas realizamos o Foquinha (Formação Corrida Amiga para Crianças) na  EMEI Dona Ana Rosa e EMEF Carolina de Jesus, essa metodologia permite levar para dentro da escola, de modo lúdico, a rede de mobilidade a pé de  nossa cidade. A atividade ilustra alguns cuidados que devemos ter ao caminhar inclusive relembrando temas importantíssimos como: acessibilidade, inclusão, respeito e cidadania.

 

181017_Foquinha_EMEI_DonaAnaRosa_Mity (12) 20181024_Foquinha_Carolina de Jesus_Bibiana Tini (25)

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o Bonde à pé, levamos crianças da EMEI Ângelo Martino para conhecerem o Museu Memória do Bixiga (MUMBI), no intuito de  levar a educação para o território e permitindo que as crianças conheçam um pouco mais sobre a cultura enraizada nas ruas do bairro em que estudam e que muitas moram. Também fizemos  um Bonde Cultural, em parceria com Canto Cidadão, que contou com a participação especial do Abutre personagem que aborda a importância da destinação correta do todo lixo que geramos.

20181025_Bonde Cultural_Ângelo Martino_Pedro Paulo (10)

Depois das edições de Março e Agosto do nosso Treinamento Voluntariado, executamos a última chamada do ano para capacitar pessoas interessadas em compor nossa equipe e atuar na mobilidade a pé em nossas atividades. O Treinamento ocorreu no início do mês de outubro e contou com a participação de 15 pessoas que tivemos a honra de incorporar à Equipe de voluntariado da Corrida Amiga.

Treinamento

Guia Voluntário Outubro 2018

Já nas atividades em universidades,  contamos com a parceria da USP – Universidade de São Paulo, para realizar um bonde a pé com os jovens atendidos pelo Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (PRODHE). O ponto de partida no nosso bonde foi a Cidade Universitária e teve como destino a ponte cidade universitária. O PRODHE é um programa mantido pela USP que tem como objetivo estimular pessoas de diversas idades a incorporarem Atividades Físicas e Esportivas como um valor social.

181010_BondeaPé_PRODHE

Na universidade ESPM, a convite do Coletivo Carolina, participamos do cine debate do filme “Chega de Fiu-Fiu”, e fomos representados pela Bibiana Tini que compôs o debate ao lado da Martina Horvath do Bike Anjo. Este longa metragem mostra um pouco da vida de três mulheres com vidas distintas e que constantemente sofrem violência no espaço público Urbano. Buscamos mostrar a importância de uma cidade mais humana e inclusiva, que consequentemente, trará um espaço público mais seguro e saudável, principalmente para as mulheres.  

Palestra ESPM

Por fim, marcamos presença na maior conferência de Pedestres do Mundo, a Walk21, que este ano aconteceu em Bogotá. A Silvia Stuchi da Corrida Amiga ao lado da Gabriela Callejas da Cidade Ativa, representaram o Projeto Como Anda. O evento reuniu pessoas de todos os continentes e diversos países em mais de 200 conferências, caminhadas e WalkShops para dialogar e debater sobre as possíveis soluções para tornar nossas cidades caminháveis.

Walk21 - Tchurma

Seguimos firmes em nossas atividades e no objetivo de impactar a vida das pessoas, mostrando a importância de nos apropriarmos dos espaços públicos e buscando construir uma cidade mais caminhável, e consequentemente mais humana e inclusiva.

 

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *