Idioma:

Corrida Amiga na Universidade Federal de Santa Catarina, em Joinville

 

WhatsApp Image 2018-04-23 at 5.00.29 PM (2)No dia 23 de abril de 2018, o projeto Como Anda, representado por Silvia Stuchi, teve a oportunidade de dialogar com  estudantes de graduação em engenharia de transportes da UFSC, campus de Joinville, e técnicos das prefeituras de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul, localizadas na região do Nordeste Catarinense.

Esta reunião de capacitação para o desenvolvimento de planos de mobilidade de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, ou seja, priorizando a mobilidade ativa e transporte público coletivo, aconteceu no âmbito do PlanMob UFSC – AMUNESC, projeto da UFSC que auxilia os municípios supracitados a elaborarem seus PlanMobs.

Após a introdução da professora Andréa Pfützenreuter, também coordenadora do PlanMob UFSC, Silvia falou sobre aspectos técnicos da rede de mobilidade a pé,  benefícios da mobilidade ativa e sua experiência em participação e políticas públicas voltadas aos pedestres.

WhatsApp Image 2018-04-23 at 5.00.29 PM (1)

 

Em seguida, apresentou o Projeto Como Anda, desenvolvido pelas organizações Cidade Ativa e Corrida Amiga, com apoio do Instituto Clima e Sociedade. A plataforma online do projeto que abriga uma ferramenta interativa com dados dos grupos mapeados e do cenário da mobilidade a pé no país foi compartilhada com os alunos. Além disso, foi destacado o banco de dados de legislações voltadas ao tema disponíveis para download como uma ferramenta importante para o fortalecimento e embasamento das políticas públicas locais, das cidades presentes no encontro.

Por fim, foi realizada uma caminhada no entorno do Campus para mapear irregularidades nas calçadas utilizando o app Colab.Re. A atividade é parte da Campanha Calçada Cilada, realizada todo mês de Abril pelo Instituto Corrida Amiga, com apoio de diversas organizações do país.

WhatsApp Image 2018-04-23 at 5.00.18 PM WhatsApp Image 2018-04-23 at 5.00.20 PM WhatsApp Image 2018-04-23 at 5.00.23 PM

Esperamos que o Encontro gere bons frutos para o planejamento da mobilidade a pé nos municípios participantes, para os alunos e alunas da UFSC, ampliando referências, horizontes e destacando boas práticas em termos de cidades acessíveis e caminháveis, inspirando iniciativas em todo o país.

Texto publicado originalmente no Medim do Como Anda: https://medium.com/@comoanda/como-anda-na-universidade-federal-de-santa-catarina-em-joinville-ed8868e256af

 

 

 

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *