Idioma:

Publicações

A Corrida Amiga preza pela colaboração e aprendizado mútuo em seus processos. Assim, disponibilizamos aqui publicações com a nossa participação.

Use, usufrua e compartilhe estes materiais!

Contate-nos para tirar dúvidas, dar sugestões e compartilhar experiências de seu uso!

Relatório "Projeto Escola Ativa, o despertar para o esporte "

O projeto Escola Ativa teve como promover a cidadania e a atividade física na rotina dos estudantes por meio da caminhada e da corrida, inserindo a prática de atividade física diária durante o deslocamento cotidiano e despertando nas crianças o interesse pelo esporte. No relatório final apresentamos as atividades desenvolvidas com as crianças dos ensinos infantil e fundamental,  os materiais produzidos e o impacto do projeto nas comunidades escolares.

Publicação Fundação Mapfre: "A Escola e a Mobilidade Sustentável"

Os materiais, elaborados por Silvia Stuchi, Graziela Mingati e Paloma Martins, com coordenação editorial de Renato Ribeiro, apresentam uma base teórica sobre mobilidade urbana sustentável e outros temas transversais, além de estratégias, orientações didáticas e atividades pedagógicas de educação para a mobilidade urbana no Ensino Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio, confira no site da Fundação:

Relatório "Projeto de Extensão EACH | USP-Leste"

O projeto de extensão "Compartilhamento de práticas inovadoras para acesso a serviços públicos de mobilidade ativa", da EACH | USP Leste, foi realizado na EMEF Profa. Rosangela Rodrigues Vieira, com a colaboração do Instituto Corrida Amiga e Metrópole 1:1. As vistorias no Parque Cisper foram realizadas pelos próprios estudantes e geraram relatório de resultados do projeto e resumo executivo para encaminhamento às subprefeituras de Ermelino Matarazzo e Penha. Confira o trabalho completo e a metodologia aplicada.

Relatório "Congresso ANTP 2019"

A Corrida Amiga promoveu Bondes a Pé de ida e volta ao Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito nos três dias de Congresso em Setembro de 2019: um incentivo ao transporte a pé para os participantes do evento que vinham da estação do metrô Santo Amaro e do Hotel Transamerica até o evento no Transamerica Expo Center. A nossa equipe também teve a oportunidade de apresentar dois trabalhos sobre nossas atividades em escolas públicas e sobre a nossa participação realizando Bondes a Pé ao Festival do Japão 2018. Confira o relatório completo!

Relatórios dos “Bondes a Pé no Festival do Japão”

A Corrida Amiga, desde 2018, participa do Festival do Japão levando os Bondes a Pé: um incentivo ao transporte a pé para os visitantes do festival. Veja informações completas dos resultados no relatório de cada ano.

Manual “Prova de Enduro a Pé - Sesc Carmo”

Mais de 100 participantes percorreram a pé o trajeto de 8,5km pelo centro da cidade na prova de Enduro a Pé do Sesc Carmo no início de 2019. A Corrida Amiga colaborou com o processo desde o início, sendo responsável pelo desenho da rota a ser percorrida, mapeamento de coletivos e organizações sociais que atuam no centro e seleção das organizações que realizaram as atividades. Confira mais no manual da prova.

Livro “Cidades de Pedestres - A Caminhabilidade no Brasil e no Mundo”

Lançado em 2017 pelo ITDP Brasil e pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB) do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da UFRJ, pode ser acessado gratuitamente no site do ITDP Brasil. A publicação reúne estudos inéditos sobre caminhabilidade com a contribuição de 37 especialistas.

Guia “Estratégias de Mobilidade Urbana para Organizações”

Liderado pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis, o guia, lançado em 2017, apresenta e facilita a implementação de sete estratégias que incentivam hábitos mais sustentáveis nos deslocamentos ao trabalho e/ou estudo: transporte a pé, bicicleta, transporte coletivo, transporte fretado, carona, teletrabalho e estacionamento.

Pesquisa “Avaliação de Impacto da Paulista Aberta na Vitalidade Urbana”

Desenvolvida por uma equipe formada pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB/PROURB/UFRJ) em parceria com ITDP Brasil, com o objetivo central de avaliar o impacto do programa Paulista Aberta na vitalidade urbana local da Av. Paulista, na cidade de São Paulo.