Idioma:

24/04 Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

No Brasil, desde 2002, 24 de abril é reconhecido como o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, regulamentado em lei.

Em 2020, realizamos a oficina “Noções de comunicação inclusiva no caminhar”, facilitada pela Ana Claudia Ribeiro Portela, para que as pessoas da ONG tivessem contato com conteúdos relacionados à língua de sinais e à cultura surda. Com isso, conseguirmos comunicar em Libras, algumas palavras que usamos nas ações do Instituto.

Aproveitamos para indicar o curso gratuito de Libras EaD ,da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo, idealizado pelos profs Felipe Venâncio Barbosa e Janice Gonçalves Temoteo.

O curso objetiva apresentar os aspectos fundamentais da Língua de Sinais Brasileira (Libras). São relacionados temas sobre a comunidade surda e as questões sociais e educacionais. Com a apresentação dos conteúdos, promovem-se as condições e direcionamentos para que todas as pessoas se aprofundem nessas questões (link aqui).

Hoje é um dia de celebração, mas também de reflexão sobre a importância da inclusão e do respeito à diversidade. Sigamos somando esforços pela garantia da plena participação das pessoas surdas na sociedade

Todas as formas para garantir a inclusão devem ser vistas, disseminadas e valorizadas! ✊🏼💙💛
#acessibilidade
#libras
#linguagembrasileiradesinais
#comunicação

camiga