Idioma:

Oficina “Noções de comunicação inclusiva no caminhar”

No dia 31 de outubro tivemos a oficina de capacitação “Noções de comunicação inclusiva no caminhar”, ministrada pelas voluntárias Ana Cláudia Ribeiro Portela e Marina Pereira. O intuito dessa oficina, oferecida ao nosso grupo de voluntariado, foi aprimorar nossa atuação, missão e comunicação com pessoas com deficiência visual e conhecer aspectos da língua brasileira de sinais, no contexto da mobilidade urbana e a pé.

A oficina foi uma ótima oportunidade para aprendermos um pouco sobre a gramática de libras, alguns sinais básicos de cumprimentos e apresentações e outros voltados para a mobilidade a pé, além de tirarmos dúvidas e desmistificarmos aspectos da comunicação não verbal com pessoas com deficiência visual.

Por exemplo, vocês sabiam que o sinal de “Calçada” é bem parecido com a combinação dos sinais de “Rua” e “Caminhar”?🤯

Oficina Noções de comunicação inclusiva no caminhar

Imagem do aplicativo Hand Talk

Ou que a cor da bengala da pessoa com deficiência visual pode indicar o tipo de deficiência?

Oficina Noções de comunicação inclusiva no caminhar

E como oferecer ajuda a uma pessoa com deficiência visual? Basta perguntar e oferecer o braço para que ela segure. 

Oficina Noções de comunicação inclusiva no caminhar

Foto: Fábio Miyata

Ficamos muito contentes que o grupo de voluntariado tenha participado e gostado da oficina. Acreditamos que ela tenha sido um estímulo para cada participante buscar mais conhecimento sobre o assunto a fim de tornar suas ações como voluntário (a) mais inclusivas. Pretendemos, com iniciativas como essa, aprimorar a acessibilidade de nossas ações e ampliar a experiência dos(as) voluntários(as) no acesso à cidade e suas pessoas.

Oficina Noções de comunicação inclusiva no caminhar

Agradecemos muito todas as voluntárias/os participantes e Cláudia e Marina por compartilharem com a gente conhecimentos tão importantes.

Em breve, disponibilizaremos o material e vídeo do encontro. 😉

 

 

camiga