Idioma:

Bondes a Pé | Projeto EducANDO nos espaços públicos

Nos dias 15 e 16 de fevereiro realizamos os últimos Bondes a Pé do projeto “EducANDO nos espaços públicos: infância e mobilidade ativa”. Nestes dois dias, caminhamos com as crianças da ONG Luz e Lápis das unidades Santo Amaro e Guarapiranga.

No primeiro dia, conduzido por Paloma Martins e Márcio de Morais, o bonde seguiu até a praça onde serão realizadas as intervenções urbanas lúdicas (clique aqui para saber mais!) e, apesar de estar bem perto à Luz e Lápis, as crianças relataram que não a frequentam. 

Ao final da atividade, elas fizeram uma leitura urbana, criando um mapa mental do percurso e registrando as sensações que tiveram, além de desenhos de como gostariam que a praça fosse! 

Essa é uma metodologia lúdica que criamos para estimular o olhar para a rede de mobilidade a pé e apropriação do espaço público a partir da caminhada. Confira na seção “Materiais” em nosso site.

Já no segundo dia de atividade, o destino do bonde, conduzido por Paloma Martins e Mity Hori, foi o Parque Barragem de Guarapiranga, localizado em frente à Luz e Lápis. Além das conversas e trocas sobre conforto ambiental, a importância da água e sobre hortas urbanas, as crianças puderam aproveitar o parque para brincar e correr muito! 

Estamos chegando ao final do projeto… Em breve, realizaremos intervenções urbanas lúdicas em espaços públicos próximos às unidades Santo Amaro e Guarapiranga, criando lugares mais brincáveis e lúdicos para as crianças. Também estamos finalizando uma cartilha digital com ótimos conteúdos e reflexões sobre mobilidade ativa, clima e gênero. Fique de olho no lançamento 🙂


“EducANDO nos espaços públicos” é um dos 10 projetos brasileiros selecionados na iniciativa “Mulheres liderando a Ação Climática”, lançada pelo Fundo Casa Socioambiental, o qual faz parte da aliança global GAGGA (Global Alliance for Green and Gender Action).

camiga