Idioma:

#aPéPraVotar – Caminhando para exercer o poder de voto

Andar a pé é uma das formas mais seguras de deslocamento para evitar a contaminação durante a pandemia de Covid-19. Além de ser uma atividade física que, realizada regularmente, traz benefícios físicos e mentais (OMS, 2020). Esse ano, com a pandemia, a abstenção do eleitorado tem sido maior, em todo mundo. Assim, no intuito de estimular as pessoas a irem votar, se deslocando de uma forma segura, o Instituto Corrida Amiga, de São Paulo, com o apoio de organizações distribuídas pelo país, promoveu a campanha “a pé pra votar”, nos domingos de 15 e 29/11, primeiro e segundo turno das eleições, respectivamente. Para conseguirmos alcançar cidades mais saudáveis, justas e igualitárias, que valorizem a mobilidade ativa e transporte público, nas eleições, precisamos exercer nosso poder de voto!

Segundo o Código Eleitoral §3º, o local de votação “…será localizado dentro do distrito judiciário ou administrativo de sua residência e o mais próximo dela, considerados a distância e os meios de transporte”. Por outro lado, ao buscar dados oficiais sobre distâncias entre seções eleitorais e domicílios eleitorais, não obtivemos sucesso, mesmo na tentativa via Lei de Acesso à Informação. 

Nesse sentido, vale destacar a análise do Quebrada Maps, sobre os locais de votação e votantes na cidade de São Paulo. A maior parte dos locais de votação está no centro expandido e, com isso, também as pessoas votantes. No entanto, levantam-se algumas reflexões e hipóteses: “Será que votar longe de casa interfere no voto? Será que isso tem relação  direta com o local de trabalho? Será que isso tem relação com locais de votações mais antigos? Ou as universidades estarem nos centro?” (QuebradaMaps, 2020).

Independente da distância, ir a pé votar, em tempos de pandemia, exige seguir os protocolos sanitários: uso máscara, distanciamento físico, uso do álcool em gel e evitar tocar em superfícies (botoeira de semáforo, corrimão de escadarias, postes ao esperar o semáforo abrir, etc).

#aPéPraVotar - Caminhando para exercer o poder de voto

A campanha contou com diferentes ações com os seguintes objetivos específicos:

  • Estimular a ida às urnas de maneira segura, convidando as pessoas a irem a pé pra votar e publicarem foto/vídeo/depoimento nas redes sociais usando a hashtag #aPéPraVotar;
  • Promover o transporte a pé nas cidades do Brasil com materiais informativos;
  • Convidar candidaturas à prefeitura e vereança de várias cidades a participarem da campanha ‪#‎aPéPraVotar.

Sendo assim, juntamente com diversos parceiros, articuladores da campanha e voluntários do instituto, compartilhamos postagens sobre a campanha em contas institucionais e pessoais das redes sociais, além de convidarmos candidaturas a prefeitura e vereança, em várias cidades do Brasil.

Além dos esforços de divulgação nas redes sociais, a campanha foi apresentada em veículos de mídia digital do Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo.

Cerca de 25% das candidaturas convidadas se engajaram na campanha, compartilhando postagens em suas redes sociais. Todas as participações foram de candidaturas a vereança, dos estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

A campanha proporcionou uma oportunidade de vivenciar a cidade a pé, refletir sobre os benefícios e desafios desse meio de transporte, e a importância do papel de cada cidadã e cidadão em exercer seu poder de voto no desejo de cidades mais humanas.

Baseados nas postagens e depoimentos de alguns participantes da campanha, estima-se que, em média, cada pessoa caminhou 2,2 quilômetros, em cada turno. Na figura a seguir, você pode conferir quais os benefícios pessoas e para a cidade que cada eleitor promoveu ai ir #apépravotar

#aPéPraVotar - Caminhando para exercer o poder de voto

Agradecemos a todos participantes, voluntários, candidaturas e organizações parceiras que fizeram a campanha acontecer e foram conosco #apépravotar.

Acesse o relatório completo da campanha aqui.

camiga