Idioma:

Série: “O que fazer na quarentena?”

Na série O que fazer na quarentena?” apresentamos sugestões para aproveitar esse período que devemos ficar em casa para conhecer projetos, ler artigos e se aprofundar na pauta da mobilidade a pé!

Muitas das referências indicadas na série baseiam-se no projeto Como Anda, iniciativa que nasceu em 2016, através de uma parceria das organizações Cidade Ativa e Corrida Amiga com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), com o objetivo de compreender o cenário da mobilidade a pé no país, levantando quem são e o que fazem as organizações que atuam no tema.

O mapeamento das organizações teve caráter nacional, e se dedicou às grupos e movimentos de diversos setores que atuam em mobilidade a pé. Um levantamento prévio das organizações ocorreu por meio de pesquisa documental e na rede mundial de computadores. As organizações identificadas foram convidadas a participar da pesquisa e encorajadas a convidar outras organizações que conhecessem.

  • Caminhe pela história e descubra quais são os acontecimentos que marcaram o movimento da mobilidade a pé ao longo das últimas décadas, desde a pedestrianização da Rua Direita (centro de São Paulo) em 1939 até o lançamento da pesquisa Como Anda, em 2016.
    Conheça e explore aqui a linha do tempo da mobilidade a pé.
  • Acesse o mapeamento de leis, decretos, normas e demais documentos que regulamentam aspectos da rede de mobilidade a pé. O catálogo inclui documentos federais, estaduais e municipais para nove cidades brasileiras: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS).
    Conheça aqui os marcos regulatórios.
  • Leia artigos e veja outras referências sobre transporte a pé! Compilamos aqui alguns sites com textos, artigos, relatórios e entrevistas na pauta da mobilidade urbana, envelhecimento ativo, acessibilidade, saúde e meio ambiente. Navegue nos links e fique mais engajado(a) e informado(a)!

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *