Idioma:

“O Lúdico Urbano na Freguesia do Ó e Brasilândia: Qualificando o Espaço Público para a Primeira Infância (1990-2020)”.

temos a alegria de compartilhar como dica de leitura a dissertação de mestrado de Juliana Santiago da Franca “O Lúdico Urbano na Freguesia do Ó e Brasilândia: Qualificando o Espaço Público para a Primeira Infância (1990-2020)”. 

Juliana Franca é mãe, mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, arquiteta e urbanista formada na mesma instituição, e Voluntária no Instituto Corrida Amiga. O trabalho investiga possibilidades lúdicas urbanas voltadas à primeira infância (faixa etária de 0 a 6 anos), na Subprefeitura Freguesia Brasilândia, zona norte da cidade de São Paulo. O território é abordado por meio da análise de espaços públicos que oferecem possibilidades lúdicas (ruas, praças, parques e entorno de equipamentos culturais e educacionais). Tem como recorte temporal o período entre o ano de 1990, com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, até o ano de 2020, com a revisão do Plano Nacional pela Primeira Infância.

Para tanto, Juliana entrevistou 18 profissionais/grupos de diferentes áreas do conhecimento (arquitetura, pedagogia, direito, relações internacionais, medicina, gestão ambiental, artes plásticas, psicologia, letras); aplicou questionário de forma presencial e virtual, com cuidadores de crianças de 0 a 6 anos, residentes nos distritos da Subprefeitura Freguesia Brasilândia; e foi realizada também uma coleta de desenhos de crianças de 3 a 6 anos, residentes na cidade de São Paulo, com o tema: “Este é o lugar onde eu mais gosto de brincar”. Um exercício de participação, reconhecendo as crianças enquanto cidadãs de direito, dando espaço para que expressem seus desejos sobre a cidade na qual querem habitar – e brincar. 

Confira o trabalho completo aqui: O lúdico urbano na Freguesia do Ó e Brasilândia: qualificando o espaço público para a primeira infância (1990-2020) (mackenzie.br)

camiga