Idioma:

Situação territorial de Cidade Tiradentes

A situação territorial de Cidade Tiradentes não é nada interessante, do ponto de vista da Mobilidade Urbana, uma vez que encontra-se completamente isolada em relação a todo o aglomerado urbano de São Paulo, apresentando poucas vias de acesso e o seu território não faz fronteira direta com os aglomerados vizinhos. Ademais, o reduzido número de opções de transporte coletivo, torna os deslocamentos de seus residentes bastante comprometidos, com um alto dispêndio de tempo para efetivarem seus percursos, além de ser bastante oneroso para o padrão de vida da grande maioria das famílias de CT.

De modo a ilustrar, vale realizar uma comparação entre Itaquera e Cidade Tiradentes: a primeira, com a Arena do Corinthians, Terminal Itaquera e Shopping Metrô Itaquera, já com a sua implantação consolidada, mostra a expansão, em termos de opções de meio de transporte e de desenvolvimento da infraestrutura urbana da região. Por outro lado, a segunda (CT), também pertencente à Zona Leste de São Paulo, não teve qualquer implementação de grande porte no âmbito de infraestrutura urbana ao longo deste mesmo período (2006 a 2023), o que fez com que não houvesse o desenvolvimento necessário para a expansão do território.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Tal situação pode ser explicada pela falta de continuidade das Políticas Públicas no território, como: Retirada do circular tarifa zero, no início dos anos 2000; a retirada da ciclofaixa da Av. dos Metalúrgicos em 2017; a redução de bicicletas da estação bike 12 horas do Bike Sampa; dentre outras. Deste modo, percebe-se que os jovens do Nuca CT apresentam bastante respaldo em suas demandas ao Poder Público.

O Artivistas em Construção faz parte da #AgendaCidadeUNICEF – um compromisso do UNICEF com a prefeitura do município de São Paulo com o objetivo de levar oportunidades e garantir direitos de crianças e adolescentes na Cidade Tiradentes, território prioritário da iniciativa.

 

Parceria estratégica: Fundação Abertis
Parceria de implementação: Instituto Pombas Urbanas e Instituto Corrida Amiga

camiga