Idioma:

Depoimentos colaboradores

Para que os projetos do Instituto Corrida Amiga possam acontecer, contamos com a colaboração de muitas pessoas, e é sempre muito bem-vindo entender um pouco mais sobre o que as motiva a contribuir com a ONG. No projeto “EducANDO nos Espaços Públicos: Práticas Lúdicas em urbanismo”, estamos contando com docentes de universidades e pessoas que acreditam na importância da mobilidade ativa e de práticas saudáveis, no âmbito dos territórios educativos e cidades educadoras. Neste mês, trazemos o relato de uma pessoa de cada um desses grupos, que compartilharam conosco suas impressões sobre o projeto:

Eneida de Almeida é docente de graduação e pós-graduação e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas (PGAUR-USJT).
Para ela, foi importante o reconhecimento do caminho de impacto social que a Corrida Amiga vem trilhando, com ações extensionistas que miram exercitar a caminhada como uma ação qualificada de exploração e releitura do espaço urbano, onde se fortalecem os vínculos entre os cidadãos e as cidades. Ela entende que essas atividades tornam os sujeitos mais ativos, criativos, críticos e dispostos a transformar o cotidiano, sendo multiplicadores de ações em prol da ampliação da qualidade de vida urbana.

Graziela Mingati é voluntária do projeto e caminha junto à Corrida Amiga desde 2018. Sua formação como arquiteta urbanista lhe dá um olhar para o potencial que a educação ambiental urbana possui e a faz acreditar na importância de levar o tema da mobilidade urbana para crianças e adolescentes. Para ela, atividades que se aproximam do olhar que estes têm sobre o espaço urbano possibilitam enxergar lacunas e caminhos para a ação, além de que as práticas pedagógicas permitem a coleta de dados e a replicabilidade a outros espaços, sendo um passo importante para incorporar a visão desse público à gestão e política de nossas cidades.

Além da professora Eneida e da voluntária Graziela, há várias outras pessoas que estão contribuindo com este projeto e são essenciais para fazê-lo acontecer.
Se como elas, você também é uma pessoa que acredita na importância da mobilidade ativa, do acesso à cidade e de práticas diárias mais saudáveis e sustentáveis e tem interesse em participar com a gente de toda essa construção, entre em contato e vamos conversar!

camiga