Idioma:

Jane Jacobs: notável ativista em prol de cidades mais amigáveis às pessoas

No dia 04/05, se viva estivesse, Jane Jacobs completaria 107 anos. Ela, que foi, e ainda é, considerada uma grande inspiração aos urbanistas, nasceu em Nova Iorque e, embora tenha sido jornalista, o seu grande feito ocorreu no Urbanismo, uma vez que foi uma notável ativista em prol de cidades mais amigáveis às pessoas, condensando os seus princípios, ainda na década de 60, no livro Morte e Vida de Grandes Cidades Americanas, cujo título posteriormente se tornaria apenas Morte e Vida de Grandes Cidades.

Sua jornada ativista teve o seu auge quando mobilizou a vizinhança do bairro em que morava, Greenwich Village, contra a construção de uma via expressa que passaria pelo bairro e acabaria com as características bucólicas da área. Tal mobilização fez ampliar a rivalidade, já existente, entre ela e Robert Moses, prefeito da cidade na época, conhecido como “Mestre Construtor”, haja vista ser responsável por inúmeras “grandes” obras na cidade.

Após os inúmeros conflitos com Moses, tornou a sua permanência na cidade insustentável, à vista disso, em 1968, a ativista resolve se mudar para Toronto, no Canadá, onde deu continuidade às suas publicações e veio a falecer no dia 26 de abril de 1906, prestes a completar 90 anos. Também nesta cidade, foi criado o movimento mundial Jane ‘s Walk, no qual várias cidades do mundo passaram a realizar caminhadas comunitárias com o objetivo de discutir as questões urbanas.

Neste sentido, salienta-se que todo o trabalho da Corrida Amiga (a exemplo: Bonde a pé, Circuito do Pedestre etc.) tem relação direta com a visão de Jacobs acerca dos preceitos que toda cidade deveria apresentar para se tornar viva, segura, saudável e sustentável.  A ativista, portanto, é fonte de inspiração para todas as pessoas que atuam nessa causa! 

Ressaltamos também a “Jane’s Walk” @janeswalk , série de caminhadas e eventos realizados em Maio, em celebração ao aniversário de Jane Jacobs. O mapeamento do Como Anda identificou alguns grupos que organizam e celebram a vida de Jane’s no Brasil:

▶ @brasiliaparapessoas e Jane’s Walk Bsb @janeswalkdf

▶ @calcadasp

▶ @janeswalkrecife

▶ @janeswalkrio

▶ @janeswalk

▶ Caminhada Jane Jacobs Floripa

 

Acessem as páginas e confiram mais informações sobre os trabalhos realizados por essas parceiras!

 

camiga