Idioma:

Dia Internacional da água

Para esse #DiaInternacionaldaAgua relembramos o Bonde Cultural a Pé, realização conjunta da Corrida Amiga e Canto Cidadão, que une o transporte a pé e intervenções artísticas. Em 2017, levamos à EMEF Desembargador Amorim Lima a atividade ressaltando a importante temática da água. Na rua Iquiririm, um viajante do tempo, (interpretado por Felipe Mello ) veio para pedir ajuda e tentar entender os motivos da falta de água no futuro. Com o auxílio das crianças, firmando um pacto de irmandade, ele alertou e sensibilizou os alunos e alunas que precisamos de uma ação conjunta e coletiva para garantir que haverá água suficiente para todos num futuro muito próximo. 

Relembramos também o evento de 2019 “Caminhada das Nascentes”, proposto pelo coletivo das Vilas Beatriz, Ida e Jataí (@vilasbeatrizidajatai ). A convite de nossa querida parceira Mity Hori, colaboramos na condução do grupo, no Bonde a pé, pela cidade. A Caminhada das Nascentes teve o objetivo de reconhecer e localizar as nascentes dos principais córregos da região. Além de muito informativo e interessante a caminhada proporcionou um momento de prática de vizinhança, com amigos e famílias (re)descobrindo a cidade para observar a vegetação e a fauna das Vilas, aproximando pessoas de todas as idades.

A insegurança da água é um dos desafios de sustentabilidade mais urgentes do século XXI, apresentando preocupações humanitárias, ambientais e econômicas. De acordo com a ONU (2023) mais de 2 bilhões de pessoas carecem de água potável; projeta-se um déficit de 40% de água até 2030. A crise climática continua a intensificar significativamente estes riscos, acrescentando mais urgência para agir. O Brasil tem papel fundamental na Agenda de Cooperação pela Água e no combate à crise climática. Devemos assumir compromisso efetivos visando adotar políticas públicas que garantam segurança hídrica, bem como a implementação integral dos 17 objetivos da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, na qual a água é elemento central.

camiga