Idioma:

Intervenções urbanas lúdicas | Projeto EducANDO nos espaços públicos

Estamos na reta final do projeto “EducANDO nos espaços públicos: infância e mobilidade ativa”! Nas últimas semanas realizamos intervenções urbanas lúdicas em dois espaços públicos próximos às unidades do Centro Educacional Infantil Luz e Lápis: uma praça em Santo Amaro e o Parque Barragem de Guarapiranga.

Localização da praça: Rua Elias Mahfus, 160 – Santo Amaro, São Paulo – SP | Localização do parque: Av. Dr. Caetano Petralia Sobrinho, 41 – Jardim Guarapiranga, São Paulo – SP


Nos dias 26 de fevereiro e 5 de março nos reunimos para ativar estes espaços públicos por meio de pinturas lúdicas que os transformaram em lugares mais estimulantes e atrativos para as crianças!  

E estamos muito felizes com a parceria da Subprefeitura Santo Amaro, representada pelo Adriano Tomás, supervisor de Esportes e Lazer, e pela Mara Solange Pasi, coordenadora de Governo Local, que nos auxiliaram no processo de autorização para as intervenções e solicitação de limpeza e manutenção da praça onde realizamos as pinturas em Santo Amaro.

Nas imagens a seguir é possível ver a ação de limpeza realizada pela equipe da Subprefeitura para preparação do espaço que recebeu as pinturas lúdicas. Também realizaram outros serviços de manutenção, zeladoria e pintura.

Além disso, contamos com o apoio de moradoras e moradores da região que passaram pelo local durante a intervenção, dando sugestões e elogiando a iniciativa!

A equipe do parque Barragem de Guarapiranga também esteve com a gente no dia 5 de março, dando todo o suporte necessário para nossa equipe e também realizando melhorias no playground infantil. Confira as fotos!

Agradecemos à Subprefeitura Santo Amaro, à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, à equipe do Parque Barragem de Guarapiranga, às voluntárias que toparam transformar os espaços públicos com a gente e a todas as pessoas das comunidades locais que interagiram com nossa equipe. E estas ações não seriam possíveis sem a parceria com a ONG Luz e Lápis no projeto e o apoio da aliança global GAGGA e do Fundo Casa Socioambiental.

Assim seguimos realizando interlocução com os vários agentes que compõem os territórios educativos! Esperamos que nossas ações estimulem novas formas de se deslocar e ocupar o espaço público.

E se você passar por estes locais, não deixe de registrar e mandar pra gente! Vamos adorar te ver ocupando e utilizando estes espaços de diversas formas 🙂

“EducANDO nos espaços públicos” é um dos 10 projetos brasileiros selecionados na iniciativa “Mulheres liderando a Ação Climática”, lançada pelo Fundo Casa Socioambiental, o qual faz parte da aliança global GAGGA (Global Alliance for Green and Gender Action).

Equipe presente

Intervenção em Santo Amaro (foto à esquerda), da esquerda para direita: Silvia Stuchi, Marina Pereira, Maria Cristina Scorza, Estela Mens e Paloma Martins. Presença de Adriano Tomás, supervisor de Esportes e Lazer da Subprefeitura Santo Amaro.
Intervenção em Guarapiranga (foto à direita), da esquerda para direita: Maria Cristina Scorza, Silvia Stuchi, Estela Mens e Paloma Martins.

camiga