Idioma:

Premiação Melhores trabalhos no Simpósio da USP

PROJETO DE EXTENSÃO QUE ANALISA A MOBILIDADE ATIVA NA COMUNIDADE DO ENTORNO DA USP LESTERECEBE PRÊMIO 

A Mobilidade Ativa na Comunidade do Entorno da EACH/USP foi recebe premiação dos melhores trabalhos do 29o.Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), 2º lugar na Categoria Ciências Ambientais

Apoiamos o projeto “A (in) sustentabilidade nossa de cada dia: serviços, comuns urbanos e ferramentas digitais voltados para a mobilidade na cidade”, do Programa Aprender na Comunidade da Pró-Reitoria de Graduação/USP, coordenado pela profª. Sonia Paulino, por meio da participação da Silvia Stuchi, diretora da ONG e que também é pós-doc pela EACH-USP, no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade.

“A Mobilidade Ativa na Comunidade do Entorno da EACH/USP” de autoria de Caio Matsuoka, Ludmilla Duarte, Silvia Stuchi Cruz e Sonia Paulino, trabalho apresentado no 29o.Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) é vinculado ao Programa Aprender na Comunidade da Pró-Reitoria de Graduação/USP e tem como objetivo principal articular conceitos, métodos e ferramentas para abordar a mobilidade urbana sustentável, enfatizando a mobilidade ativa. Para isso, foram analisadas as finalidades e os modos dos deslocamento no bairro Vila Cisper, Zona Leste de São Paulo, nas proximidades da EMEF Profa. Rosangela Rodrigues Vieira, instituição parceira do projeto. No contexto da pandemia, foram coletados dados a partir de ferramentas digitais, como Geosampa e Google Earth, e de monitoramento participativo. 

Nos resultados das análises referentes às características das viagens que partem ou chegam à EMEF (segundo tratamento dos dados da Pesquisa Origem e Destino – Zonas 174 e 180), ao analisar o recorte geográfico das proximidades da EMEF Profa. Rosangela Rodrigues Vieira, percebeu-se a predominância significativa do transporte a pé (61,7%) em relação aos demais, seguido do transporte coletivo motorizado (19,7%) e individual motorizado (18,6%), o que evidencia a necessidade de investimentos para a melhoria da qualidade do transporte ativo no entorno da escola.

Ademais, identificou-se que as mulheres representam o gênero que realizou a maioria das viagens  (58,4%), apontando para a necessidade de se promoverem políticas públicas que confiram maior segurança ao grupo contra crimes, como abusos verbais e sexuais. 

Ainda,  em relação à idade, notou-se que cerca da metade das viagens realizadas para o local é feita por crianças (com idade entre 3 e 6 anos), indicando a direção para o desenvolvimento de  políticas que garantam maior conforto e segurança a esses pedestres que estão mais vulneráveis a acidentes como quedas e atropelamentos.

A partir de mapas e imagens digitais, avaliou-se as características do entorno da EMEF quanto a: localização de pontos de ônibus e cruzamentos semafóricos; linhas de ônibus de acesso ao local; estado de qualidade e largura das calçadas; quantidade e localização da arborização viária; pontos de iluminação.  Como resultado da análise de imagens digitais e dados, constatou-se que as calçadas não possuem larguras adequadas a comportar um fluxo de pedestres, principalmente realizando distanciamento social, o que se faz importante principalmente no momento atual, da pandemia por coronavírus. 

As calçadas também não estavam em conformidade com as normas de acessibilidade, contendo irregularidades no piso, quando analisadas por Paulino et al. (2019), contudo, foram adequadas ao passar por medidas corretivas a partir do Plano Emergencial de Calçadas (PEC), executado de julho a novembro de  2020. Notou-se também a presença de iluminação local, conferindo maior segurança e qualidade nos deslocamentos, sobretudo considerando que a maior parte das viagens até o local é realizada por crianças por meio de meios de transporte ativo. 

Por fim, apesar dos mapas e imagens digitais permitirem a obtenção e coleta de dados em tempo real, estas carecem de melhor detalhamento e desagregação para compreensão mais efetiva do cenário real local. 

Sobre o projeto

O projeto “A (in) sustentabilidade nossa de cada dia: serviços, comuns urbanos e ferramentas digitais voltados para a mobilidade na cidade” é desenvolvido na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Coordenado pela Profa. Dra. Sonia Paulino, com a participação das professoras Gisele Craveiro, Dominique Mouette, possui participação de professores e estudantes dos cursos de Gestão Ambiental, Gestão de Políticas Públicas e Sistemas de Informação. O projeto é apoiado pelo Programa Aprender na Comunidade, da Pró- Reitoria de Graduação/USP.  Possui página no instagram @sustentabilidade.mobilidade e canal de podcast no spotify 

Referências

GEHL, J. Cidade para pessoas. Editora Perspectiva. 2013.

MALATESTA, M. A rede da mobilidade a pé. São Paulo: Annablume, 2018.

PAULINO, S. et al. Projeto de extensão “Compartilhamento de práticas inovadoras para acesso a serviços públicos de mobilidade ativa”. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo. Setembro a novembro de 2019. 84p. Disponível em: <http://corridaamiga.org/wp-content/uploads/2019/12/V-Completa_RelatorioExtensao_Final.pdf>. Acesso em: 05 jun. 202.

 

camiga