Idioma:

Bonde a Pé com a ONG Luz e Lápis (unidade Guarapiranga) | Projeto EducANDO nos espaços públicos

As atividades do projeto “EducANDO nos espaços públicos: infância e mobilidade ativa” continuam! No dia 08 de dezembro, realizamos mais um Bonde a Pé, dessa vez com as crianças da unidade Guarapiranga da ONG Luz e Lápis

Nesta atividade, participaram 28 crianças e 3 socioeducadoras da ONG que, junto com a equipe da Corrida Amiga, fizeram um trajeto pré-estabelecido até o Parque Barragem Guarapiranga, localizado próximo à unidade. Durante todo o caminho, os alunos e alunas foram incentivados/as a olhar para os espaços públicos e perceber as qualidades e os desafios de se locomover a pé pela cidade. Além disso, também foram observadas possíveis melhorias no trajeto, como calçadas, iluminação, descarte de lixo e travessias.

Ao longo do percurso, um grupo de crianças ficou encarregado de contar os resíduos encontrados na calçada e outro grupo contou a quantidade de lixeiras encontradas. Ao retornar à unidade, os socioeducadores da Corrida Amiga que estavam conduzindo a atividade conversaram com elas sobre a contagem final de elementos, que resultou em mais resíduos do que lixeiras.

Esse projeto é um dos 10 projetos brasileiros selecionados na iniciativa “Mulheres liderando a Ação Climática”. A iniciativa, lançada pelo Fundo Casa Socioambiental, o qual faz parte da aliança global GAGGA (Global Alliance for Green and Gender Action), selecionou projetos liderados por mulheres e que atuam com o tema das mudanças climáticas.

Nos próximos meses, seguiremos com as atividades educativas e lúdicas, de forma remota e presencial, com crianças das duas unidades do Centro Educacional Infantil Luz e Lápis, localizadas nos distritos de Santo Amaro e Jardim São Luís, Zona Sul da cidade de São Paulo. Além disso, estão previstas oficinas nos temas abordados pelo projeto para a sensibilização das educadoras e coordenadoras das instituições, no contexto de educação sobre a mobilidade ativa, clima e gênero.

Serão também atividades do projeto:

  • Elaboração de uma cartilha digital de atividades pedagógicas com informações e exemplos de atividades que abordem os temas de mobilidade, clima e gênero.
  • Intervenções no interior e nos arredores externos das unidades de ensino, inspiradas em ações de urbanismo tático, com o objetivo de informar sobre os benefícios da mobilidade ativa para o meio ambiente, saúde e bem-estar, além de contribuir para a melhoria da segurança viária local e promover a prática de atividades físicas, por meio de caminhadas e corridas, e a ocupação dos espaços públicos.

Ainda nesta semana faremos mais Bondes a Pé com as duas unidades (Guarapiranga e Santo Amaro) e voltamos com mais novidades desse projeto em 2022! Agradecemos à Luz e Lápis pela parceria neste ano! 🙂

camiga