Idioma:

Corrida Amiga no ESPORTE BRASIL: SUMMIT SPORTLAB

O Instituto Corrida Amiga, representado por Marcio de Morais, esteve presente no ESPORTE BRASIL: SUMMIT SPORTLAB + V PRÊMIO SOU DO ESPORTE que aconteceu nesta última quinta-feira (05/12/2019) em São Paulo.

Este evento reuniu vários profissionais do esporte brasileiro que debateram, principalmente, as melhores práticas na gestão do esporte. Além das apresentações e debates, aconteceu também a quinta edição do prêmio Sou do Esporte. Este prêmio tem o objetivo de estimular as entidades esportivas a melhorarem suas práticas de governança, premiando as 5 confederações mais bem avaliadas e reconhecendo o compromisso destas entidades com o desenvolvimento do esporte brasileiro.

IMG_20191205_155844766

O debate sobre o uso de mecanismos de governança foi enriquecedor e é facilmente estendido para além das entidades esportivas. Afinal, os mecanismos de governança permitem gerir os interesses dos vários atores garantindo transparência nos processos de gestão. E como apontado por vários palestrantes do evento, esta transparência garante a credibilidade da instituição e contribui ao acesso dos recursos necessários para sua atuação na sociedade.

Um dos debates particularmente relevante às organizações do terceiro setor foi o painel ESPORTE SOCIAL: É POSSÍVEL EXISTIR SEM AS LEIS DE INCENTIVO? Nele os palestrantes discutiram os desafios para a sustentabilidade das instituições frente ao panorama nacional de captação de recursos. Resumidamente, as leis de incentivo são fundamentais para as instituições. Os aportes oriundos das leis de incentivo geralmente correspondem a mais de 50% dos recursos das instituições. Apesar de somente 28% dos projetos submetidos as leis de incentivo serem financiados integralmente, 78% dos projetos financiados parcialmente são realizados. Essa realidade evidencia a necessidade de diversificação das fontes financiadoras para que as instituições possam ter menos dependência das leis de incentivo que, apesar de essenciais, apresentam restrições que vão de encontro com a sustentabilidade institucional.

A sensação geral do evento foi de otimismo frente aos avanços nos mecanismos de gestão e governança que as entidades esportivas estão se empenhando em adotar. Apesar da grande redução de recursos financeiros que aconteceu de forma abrupta após as Olimpíadas do Rio em 2016, o uso de boas práticas e transparências na gestão das entidades aponta para uma melhora em todo seguimento esportivo.

A Corrida Amiga agradece a Rede Esporte Pela Mudança Social – REMS que possibilitou nossa participação neste evento e ao querido Marcio por nos representar! 

 

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *