Idioma:

Bondes Culturais a Pé – Cultura e transporte a pé, em um passeio inesquecível

Na manhã do dia 01 de setembro de 2017 foram realizados Bondes Culturais a Pé com os alunos da EMEF D’ALKIMIN, uma iniciativa da Corrida Amiga e do Canto Cidadão.  Estiveram presentes na atividade mais de 45 crianças, as professoras da EMEF Aline e Josiane, Silvia e Rafael, voluntários da Corrida Amiga, Felipe Mello da ONG Canto Cidadão e Paulo e Rui do Canal Mova-se.

O Bonde Cultural a pé consiste em caminhadas com intervenções artísticas itinerantes, encenando personagens históricos relacionados aos nomes das ruas do entorno. Durante a caminhada entre a escola e o Parque do Povo o ator de Diretor-fundador do Canto Cidadão, Felipe Mello, encenou na rua das Olimpíadas os jogos olímpicos da Grécia e como passamos pela avenida Juscelino Kubitschek, no Parque no povo, o ator interpretou o ex-presidente do Brasil, contando sua história e curiosidades sobre JK.

Parte marcante desta intervenção foi quando Felipe começou a cantar a música favorita de JK e as crianças cantaram junto este clássico da música brasileira:

Como pode o peixe vivo. Viver fora da água fria. Como pode o peixe vivo. Viver fora da água fria. Como poderei viver. Como poderei viver. Sem a tua, sem a tua companhia” 

No parque do Povo, após pouco mais de 2km de trajeto realizado a pé, as crianças brincaram bastante nos brinquedos, na grama, jogaram bola, frescobol… Se divertiram à beça!!!

Quase no momento de retornarmos à escola, fizemos uma grande roda para mostrar às crianças o infográfico contendo os resultados da Caminhada, salientando os benefícios ambientais, sociais e de saúde ao se deslocar a pé: foram cerca de 337 mil passos dados; 46KgCO2e de emissão evitada; economia de R$800,00; 12.000 kcal foram gastas e fomos 32 carros a menos nas ruas de São Paulo.

infografico emef

Os cálculos do infográfico serão utilizados pelas professoras nas aulas de matemática e a rota e conteúdo passado ao longo do Bonde serão utilizados nas aulas de história, geografia e ciências.

Bonde Cultural a Pé – projeto que leva cidadania, arte e qualidade de vida para as crianças por meio do caminhar.

Realização: Corrida Amiga e Canto Cidadão

Apoio: Mova-se Canal

 

 

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *